taquara

Veja o temperamento, tamanho e características da raça Bulldog Campeiro

Origens do Bulldog Campeiro

O Bulldog Campeiro é um parente distante do Bulldog inglês que foi trazido ao Brasil e acabou cruzando com outras raças dando origem ao nosso 100% brasileiro Bulldog Campeiro.
Esta raça é comum nas regiões sul e centro-oeste do país sendo muito utilizada para a criação de gado. Os peões o utilizam como cão de pastoreio que os ajudam a tocar o gado de um campo a outro, buscar um membro desgarrado do rebanho e afastar os predadores. Existem teorias sobre a origem do Bulldog Campeiro ter relação com as raças Bull por causa do seu porte, força na mandíbula e ferocidade.

O trabalho do Bulldog Campeiro, além de tocar o gado, também consistia em usar de força para dominar o gado na hora do abate, encurralando-o e impedindo a fuga.

Na década de setenta este procedimento foi proibido pela vigilância sanitária e a utilização do Bulldog Campeiro para fins de cuidados com o gado foi perdendo a força até que a raça entrou em vias de extinção.

Resgatando o Bulldog Campeiro

Através do belíssimo trabalho de um determinado criador Ralf, a situação foi revertida e o Bulldog Campeiro voltou a procriar e alcançar um número significativo de exemplares que tirou a raça das vias de extinção.

Este trabalho foi tão significativo que o Bulldog Campeiro veio a ser reconhecido pela Associação Brasileira de Cinofilia em 2011.

Assim, se você possui um Bulldog Campeiro, com certeza ele teve suas origens no sul.

Características da raça

das vertentes

Dentre as principais características do Bulldog Campeiro, podemos citar as seguintes:

• Temperamento: Absolutamente fiel ao dono, facilmente adaptável às rotinas da casa e a mudanças, é afável e gentil ao redor de crianças e idosos e possui um forte instinto protetor.

• Aparência: Tamanho médio, musculoso, muito forte sua altura varia entre 48-57 cm na cernelha e seu peso entre 35 e 45 kg.

• Saúde: Pode apresentar uma disparidade entre o desenvolvimento dos ossos e o crescimento de massa muscular dificultando o movimento das articulações, mas em alguns casos, devido a própria aparência da raça, esta condição nem é notada. Sua expectativa de vida gira em torno de 10 a 13 anos. Não existem outras condições de saúde relacionadas exclusivamente a raça do Bulldog Campeiro.

Comprando um Bulldog Campeiro

Pelas características do animal já deu para perceber que ele não é feito para a criação em ambientes fechados, certo?

O Bulldog Campeiro precisa ser criado em casas com jardim e quintal grandes onde ele possa correr e ter total liberdade. É perfeito para fazendas e sítios.

Os preços de um filhote de Bulldog Campeiro variam de R$ 2.500,00 a R$ 5.500,00. Desconfie de preços de venda muito baixos!

cao dominio - rj

Na hora de adquirir o seu filhote, procure estabelecimentos de tradição, registrados e regulamentados, abertos a visitação ao canil e com website disponível para avaliação dos clientes. Procure sempre certificar-se de que está adquirindo o animal de um estabelecimento sério que não maltrata os animais.

Evite ofertas de vendedores individuais ou sites de venda online onde não hajam referências de compra, pois muitos destes criadores amadores usam de mal trato com os animais. Os filhotes fofinhos anunciados possuem mães maltratadas em péssimas condições. A compra incentiva este mercado negro de criação além de influir muito no temperamento do filhote que pode se tornar agressivo por causa do estresse sofrido nesses lugares.

Abandono e maus tratos à animais domésticos e silvestres é crime! (Lei 9.605 /1988 art. 32 e 164)

Cuidados com o seu Bulldog Campeiro

O primeiro passo é vacinar, vermifugar e adquirir a carteirinha de vacinação com todas as datas das próximas doses marcadas para não esquecer.

Decidir com o veterinário a melhor ração e determinar as porções diárias. É bem importante decidir em conjunto pois ele poderá indicar o tipo de ração específico para a musculatura e brilho dos pelos.

canil molosso di jeriva

O Bulldog Campeiro não é um cachorro rápido, mas é bastante forte e musculoso, precisa de espaço para correr e se exercitar, se não fizer isso pode acabar sofrendo de doenças musculares como a displasia coxofemural.

Deve-se tomar cuidado com as suas dobrinhas.

Estas partes escondidas podem suar e ficar úmida ocasionando todo tipo de alergia e ataque de fungos. Procure sempre enxugar com uma toalhinha seca e limpa, principalmente em cidades com clima mais quente. Ficar atento a parasitas internos e externos.

O Bulldog Campeiro é um cão de matilha, ou seja, ele segue um líder ou torná-se o próprio líder, sendo assim o dono precisa mostrar autoridade para que ele siga comandos. Esta fase de aprendizado pode ser iniciada quando o animal completar 40 dias de vida.

Bulldog Serrano

Tanto a história quanto a linhagem dos dois animais se confundem. Podemos dizer que são primos legítimos. Existem porém algumas diferenças entre eles, a principal pode ser percebida no corpo.

bulldogue-tamanho-venda

O Campeiro é mais baixo e atarracado enquanto o Serrano é mais esguio e um pouco menos atarracado.

Ambas as raças são brasileiras, ideais para o campo, fazendas ou casas com grandes quintais. São leais, afáveis e protetoras. Os cuidados com a saúde devem ser os mesmos.

É bom conhecer a diferença para não levar um achando que é o outro. Apesar de que ambos são cães magníficos… Na dúvida, fique com os dois!

Clique aqui agora para ver a personalidade do filhote do Bulldog Francês





Francês
Inglês
Maior do Mundo
Sonhar
Golden
Lulu
Pequenos
Nomes
Pastor
Loading...