banho significado como afastar pincher perder novinha incha primeiro cruz dia seox castro mesa nao saber posso é pega pra vez homem machado tarado labrador demora aceita

Veja como ela entra e como engravidar, quanto tempo fica inchado, se fica sangrando, em qual idade começa e até quando acontece, como pode mudar o comportamento do animal e métodos para evitar

O ciclo estral, ou cio, da cadela doméstica é diferente de outras espécies. A cadela é monocíclica, ou seja, tem um período de pausa de ciclo hormonal até o surgimento de outro ciclo (chamado de anestro). Descubra as principais informações sobre o ciclo estral das cadelas e saiba qual é a melhor maneira de ajudá-las a passar por esse período de forma saudável.

Porque Ocorre?

A ocorrência do estro, fase de receptividade sexual, inicia-se com uma queda do estrógeno e aumento da progesterona que são alguns dos hormônios controladores na reprodução, como explica os veterinários.

Quando Ocorre o primeiro?

O primeiro cio ocorre em média no sexto mês de vida da cadela.

Quanto Tempo Dura?

O ciclo reprodutivo da cadela doméstica possui 4 fases:

O proestro que dura em média 9 dias, pode ou não estar relacionado a descarga hemorrágica vaginal, o sangramento. Durante esse período a fêmea apresenta a vulva inchada, e começa a atrair o macho, porém não permite cópula.

O estro que dura em média 9 dias é caracterizado por agitação e receptividade da fêmea ao macho, permitindo o coito. Ela inicia comportamentos como dirigir ao macho a parte posterior do corpo e ondular a cauda para um dos lados. O corrimento vaginal passa a ser transparente, incolor ou amarelo palha.

engravida ver higiene vomito peito teto chorando triste metendo entrou após sempre criar inscesto filho parte conta banho cheiro ano sentido

A ovulação é espontânea e ocorre entre o 2º e 3º dia do estro, 24 a 48 horas após a aceitação do macho pela fêmea (período fértil). É quando a cadela pode ficar prenha ou engravidar.

O diestro, com média de 75 dias, é o fim do período de cio, onde a cadela não aceita mais o macho, o edema vulvar diminui até desaparecer, e a cadela torna-se mais calma.

E o anestro, tem em média 125 dias, e tem como característica a inatividade sexual.

Sintomas e Comportamento na Fêmea:

No início do processo de cio, a cadela pode ficar mais carinhosa, buscando atenção e dedicando-se menos às atividades físicas. Com o passar do tempo, ela pode ficar mais estressada, isolando-se um pouco dos tutores.

Outra mudança que ocorre em algumas cadelas domésticas é a redução do apetite, elas começam a comer muito menos ou até passarem dias sem se alimentar direito.

Além de dar muito carinho para o animal, é necessário entender que às vezes, ele só precisa de seu espaço, por isso, caso você notar que sua cadela está estressada por causa do cio, investigue as possíveis causas disso (pode ser incomodo causado pela calcinha, por exemplo), ou o simples fato de ela desejar ficar um pouco tranquila, sem grandes agitações.

Se nesse período se sua cadela se mostrar menos obediente do que o normal, tenha paciência, pois essa rebeldia é reflexo do estresse do momento e repreendê-la pode deixá-la ainda mais nervosa. A maior dica é: respeite seu animal, sempre.

Curiosidade: ao contrário de outras espécies, a cadela pode ser fértil até o final da vida, sabia? Por isso, animais idosos não-castrados devem receber o dobro de cuidado. O aconselhável é que as cadelas idosas sejam mantidas num ambiente sem machos até passar o período fértil do cio, pois uma cria na terceira idade pode ser altamente perigosa para a mãe canina.

Sintomas e Comportamento no Macho:

Ao detectarem a presença de uma fêmea no cio próxima a eles, os machos mudam seu comportamento. Todo mundo já ouviu falar de um cachorro que sumiu por causa de uma fêmea da vizinhança no cio e retornou dias depois para casa, não é mesmo? Alguns animais até ficam desnorteados e acabam tendo dificuldades para voltar ao lar, ficando perdidos nas ruas por dias até serem encontrados por seus tutores. Detalhe: eles podem ir muito longe!

Por causa de hormônios como testosterona e cortisol, os machos se tornam mais agressivos e aventureiros, tudo isso para disputarem a fêmea em questão, muitas vezes brigando com outros machos para afirmar poder.

É importante destacar que machos castrados não passam por essa etapa de perseguição à fêmea, tornando-se animais com personalidade mais coerente o ano todo. Isso não significa que eles se tornem mais calmos, apenas que, se forem animais de comportamento brando, não alterarão seus ânimos por causa do período fértil da fêmea na casa ao lado, por exemplo.



Fralda, Calcinha, Injeção, Absorvente, Anticoncepcional

Ultimamente os métodos de interrupção ou prevenção de gestação em cadelas mais utilizados são cirurgia (ovariohisterectomia- OSH) ou terapia hormonal, onde o último tem sido cada vez mais deixado de lado em consequência dos seus efeitos colaterais como afecções uterinas e neoplasias mamárias (tumores), conforme alertam os veterinários.

Durante o período de corrimento de sangue, muitos tutores recorrem aos absorventes ou calcinhas absorventes para diminuir a quantidade de gotas que pode se espalhar pelo chão. Para cadelas que vivem em ambientes fechados, a solução pode ser ótima, pois, dessa maneira, elas podem subir no sofá ou na cama, sem serem repreendidas por seus tutores.

Vale lembrar que nem todo animal se adapta ao uso de fraldas, calcinhas ou absorventes. Muitas cadelas ficam incomodadas quando estão vestindo tais peças, ou seja, teste se a sua cadela se sente bem com esse tipo de material antes de adquirir um número maior de peças.

vermifugada absorvente parto quantos dias quanto tempo dura sangue tomar para filme mae grande vulva dotado acalmar gostosa ainda atras prenha dentro tirar segunda safada amador caseiro

A fralda pode ser uma boa opção para cadelas que se acostumem com o uso desses acessórios, pois ela tem capacidade de absorver até mesmo o xixi, causando mais conforto ao animal e menos sujeira no ambiente. Geralmente animais que foram expostos desde o primeiro cio a esse tipo de peça têm mais probabilidade de se sentirem à vontade com tais materiais em sua área íntima.

O homem ao longo da história procurou inovar nos cuidados com os pets, entrando em questões muitas vezes mais ligadas à estética do que à saúde dos animais, o cio ainda é um tabu, por isso todo o sucesso com calcinhas ou injeções para cessar o sangramento. Entretanto, procure sempre tomar decisões que farão bem a sua cadela, é o melhor jeito de prevenir doenças e evitar com que ela fique estressada demais nesse período.

Clique aqui e saiba tudo do Boston Terrier!

Francês
Inglês
Maior do Mundo
Sonhar
Golden
Lulu
Pequenos
Nomes
Pastor



Loading...