linguiça animais borda cadela prazo pinscher shih tzu leva pitbull yorkshire rottweiler pode

Tudo sobre o período e quantos meses demora para a chegada dos filhotes. A duração é a mesma para todas as raças? Qual o número máximo que pode nascer e como saber antes? Quando começa e termina? Qual o passo a passo para cuidar da cadela grávida, da barriga e dos peitinhos? Como deve ser a alimentação? Como fica o humor da cachorra?

Identificar a chegada dos novos filhotes é realmente um momento muito especial tanto para a cadela quanto para o seu tutor.

Em contrapartida, o dono inicia a sua jornada de dúvidas e preocupações com o processo.

Entre as dúvidas estão, conhecer o tempo de duração da gestação bem como os cuidados essenciais para que tudo seja tranquilo.

Para não correr o risco de ocorrer uma reprodução indesejada, o ideal é realizar a castração do animal.

No entanto, se você deseja que sua cadelinha tenha crias, é imprescindível identificar as particularidades do período gestacional e assegurar uma boa saúde para a futura mamãe e também para os filhotes.

Quanto tempo dura?

Diferente da gestação humana, a da cadela é mais rápida e dura aproximadamente de 58 até 68 dias, independentemente do porte ou da raça do cão.

fica parte basset interromper cio franca lulu da pomerania lhasa apso vira lata gato golden cruzamento

Para confirmar a gravidez da cadela e acompanhar a sua evolução, deve-se contar 21 dias imediatamente após o momento do cruzamento, isto é, nessa hora já pode ocorrer a fecundação.

A partir da terceira semana da gestação o ideal é realizar uma ultrassonografia do abdômen para identificar possíveis presenças de vesículas embrionárias.

Como saber o número máximo de filhotes que podem nascer?

Esta é uma dúvida frequente entre os tutores, porém, a quantidade dependente de vários fatores. Dentre eles:

  • Se a sua fêmea é raça toy, provavelmente ela não terá mais de um filhote. Em casos raros podem nascer até 4 filhotinhos;
  • Já a fêmea de médio porte tem entre 6 até 8 filhotes, algumas vezes o número pode ser maior;
  • Cadelas de grande porte geralmente dão a luz em média a 12 filhotes de uma vez;
  • Se o porte for gigante, possivelmente terá apenas um filhote. Se por ventura houver mais de um, há o risco dela falecer.




Como saber se a cadela está no cio?

O cio das cadelas é bem parecido com a menstruação da mulher, porém num período pequeno. O intuito é a preparação dela para uma possível gestação. O que de fato diferencia é que o animal engravida especificamente nesse período.

O primeiro cio ocorre geralmente após seis meses de vida que se repete, posteriormente de 6 em 6 meses.

Esses períodos tendem variar de uma cadela para outra, no entanto, nas de porte grande, por exemplo, o começo desse ciclo pode demorar ainda mais.

É possível notar algumas mudanças no corpo da cadela no período do cio como:

  • Comportamento;
  • A cadela fica mais dengosa;
  • Atitudes defensiva ou agitada.

Além disso, ela pode sangrar, nada comparado com a menstruação humana, mas demanda atenção para evitar problemas. Geralmente ela fica lambendo o órgão genital em maior quantidade do que regularmente.

Quais os sintomas da gravidez canina?

Considerando o tempo de duração da gestação, é facilmente notável as alterações que surgem rapidamente.

Especialmente a partir do vigésimo dia é possível notar que algo está diferente com a cadela. Por isso, saber exatamente qual foi o último ciclo do cio é essencial para o início da investigação sem a necessidade imediata de exames.

No entanto, nem sempre é possível, pois há casos em que basta uma distração dos tutores para que o macho aproveite a oportunidade e se aproxime da cadela que está no cio.

As alterações que podem surgir são:

  • Mudanças nos hábitos alimentares – A cadela começa a perder o interesse pelo alimento ao longo do mês inicial da gestação;
  • Alteração na aparência dos mamilos – Eles ficam maiores devido a produção do leite, ficam mais escuros e com um tom rosado e a pele fica mais sensível e fina em volta dos mamilos;
  • Mudança no volume da região abdominal da cachorra – O aumento da barriga, mesmo que um pouco tardio, é o sinal mais comum e evidente de gestação na cadela.

Além dessas alterações, é possível notar ainda:

  • Alterações repentinas nas atitudes;
  • Mal-estar contínuo;
  • Cansaço eminente e frequente.

Geralmente, uma cadela que habitualmente viva de forma ativa e alegre, passa a preferir momentos de descanso na maior parte do seu tempo.



Quais são os cuidados para não interromper o ciclo da gravidez?

A possível interrupção da gestação de uma cadela, dispõe de muitos riscos para a vida da mesma.

Por isso, para que ela tenha um período de gestação tranquilo, é imprescindível que a sua saúde esteja em dia.

Desse modo, um dos primeiros passos é realizar uma consulta com o profissional veterinário. Ele efetuará o exame físico, vai averiguar as vacinas, a vermifugação bem como também realizar exames laboratoriais se necessário.

Acompanhar assiduamente a sua cachorrinha é importantíssimo, pois evita assim qualquer tipo de complicações e ainda acalma a cadela durante os exames.

O pré-natal é indispensável e para acompanhar a sua evolução deve-se realizar:

  • Ultrassonografia (com 21 dias), para avaliar a viabilidade de todos os fetos;
  • Radiografia (com 47 dias), para identificar a quantidade de filhotes e a posição de cada um deles.

O estado da saúde da cachorra, precisa ser monitorado ao longo das consultas e o médico/veterinário avaliar os exames para recomendar ou não a realização de uma cesária.

Vale ressaltar que, essa recomendação dependerá da posição dos fetos bem como se há sinais de sofrimento deles e complicações a vida de todos envolvidos.



Como conservar a saúde da cadela?

  • Ter atenção à sua alimentação:

Para cooperar com a saúde boa da fêmea e também dos bebês, deve-se oferecer alimentos com alta qualidade.

Indica-se rações do tipo Super Premium, pois elas asseguram uma absorção maior dos nutrientes essenciais.

Porém, se a ração atual não é a Super premium, antes de realizar a troca lembre-se de consultar o profissional veterinário que faz o acompanhamento da gestação e siga a indicação que ele recomendar.

A troca em geral precisa ser exercida de forma gradual a fim de evitar possíveis problemas gastrointestinais.

Ademais, é primordial cuidar da hidratação do animal, deixando sempre água limpa e fresca a sua disposição.

poodle labrador maltes demora nascido leva uma meses inicial malta fazer spitz alemão porto alegre

  • Higiene e bem-estar

De acordo com que a gravidez avança, é bem provável que aumente o nível de cansaço da cadela.

Por isso, mesmo que os passeios sejam indicados, eles precisam ser mais lentos e por um período mais curto. Deve-se lembrar de ofertar água ao longo do percurso.

Os banhos também são essenciais, porém, devem ser realizados com calma, cuidado e sem estresse.

Contudo, é preciso sempre evitar as situações de estresse para prezar pela segurança e qualidade da gestação, especialmente nas semanas finais antecedem o parto.

Em geral, fique tranquilo e siga tudo que o médico veterinário recomendar, pergunte a ele sobre o que você tem dúvidas e cuide ainda mais da sua amiga e de seus filhotinhos.

Clique aqui e conheça mais sobre o Bullmastiff, um poderoso cão de guarda.

Francês
Inglês
Maior do Mundo
Sonhar
Golden
Lulu
Pequenos
Nomes
Pastor



Loading...
Contacto

cachorroseco

Olá meu nome é Giovanni, sou o editor do site. Para entrar em contacto comigo por favor me envie um DM no Twitter que responderei o mais breve possível >> Obrigado 🙏
cachorroseco
Contacto

Latest posts by cachorroseco (see all)