mordida merlo itaipava gado fronteira

Conheça o dogue brasileiro, também chamado de campeiro, suas cores, origem, características dos filhotes e adultos, diferença com outras raças, expectativa de vida, onde comprar, preço de venda, canil e associação de criadores

Ele vem dos pampas, tchê! O cachorro ovelheiro-gaúcho é uma raça brasileira reconhecida pelo FCI, associação responsável por catalogar raças caninas internacionalmente. O cachorro sertanejo de boca-preta conquistou quem mora nas zonas rurais e até mesmo nas grandes cidades.

Ele ficou conhecido por seu diferencial em trabalhar bem, ser um bom segurança e, ao mesmo tempo, ser um animal dócil para sua família, oscilando entre se divertir com as crianças da família e guiar um rebanho inteiro de um pasto para o outro.

Raça e Origem:

Para quem mora em áreas rurais, a parceria da lida no campo com um cachorro é essencial para facilitar o trabalho ou manter a segurança do lugar. A raça se originou no Rio Grande do Sul, daí o nome tão peculiar.

Ele foi desenvolvido para pastorear ovelhas, mas ganhou outras funções na vida das pessoas ao longo do tempo. Hoje ele ainda é uma das favoritas dos criadores de ovinos e bovinos, mas também ganhou seu espaço como pet, conquistando os quintais das grandes cidades.

serra da estrela saúde cuidados terceira barbado

Características do Filhote:

O filhote é relativamente fácil de ser treinado, como ele é um animal muito inteligente, o sucesso do treinamento dependerá mais do tutor do que do cachorro. Deixe claro desde cedo quais são as responsabilidades dele, assim como suas liberdades. Por meios de comandos rápidos e certeiros, o cão adulto consegue, por exemplo, reunir um rebanho de mais de 50 cabeças sem dificuldade.

Para que o filhote um dia chegue nesse nível, é preciso começar com muita dedicação instruções simples, como buscar uma bolinha, devolvê-la, aguardar para pegá-la novamente, enfim, não exija demais de m filhotinho, ele está apenas começando a entender seu papel como cachorro pastor.

Eles têm a expectativa de vida de em média 15 anos, ou seja, dá para aproveitar muito da companhia desse cachorro legitimamente brasileiro.



Temperamento:

Curiosamente, essa raça é dócil e brincalhona com sua família, embora sejam ótimos cães de pastoreio e segurança.

Silencioso, se ele latir, saiba que algo de errado realmente está acontecendo. Seu comportamento é muito sorrateiro quanto às abordagens de desconhecidos: ele parece flutuar, pois surpreende invasores com muita facilidade.

O trabalho de pastorear rebanhos vai além de agrupar os animais ou conduzi-los para as direções necessárias, ele também protege o bando de possíveis ataques de raposa, por exemplo.

Fiel, companheiro e dedicado, é a companhia perfeita para o morador do campo. Ele também se dá bem com outros cachorros, ou seja, pode ter um irmão vira-lata ou poodle tranquilamente.

Vale a pena investir na educação do cachorro quando ele é filhote para colher bons frutos na vida adulta. Cursos de adestramento não costumam ser tão caros quando acontecem em praças, em grupo, mas você também pode optar por um serviço mais VIP, que é quando o treinador vai até sua casa e ensina de modo particular só o seu filhote.

Pelagem e Cores:

De pelagem lisa não muito longa, essa raça apresenta várias combinações de cores envolvendo tons terrosos (como marrom, bege, amarelo queimado) além de cores neutras como preto e branco.

Os cuidados com o pelo do animal são importantes para a sua saúde, verifique sempre se a pele do cachorro está saudável, ou se há a presença de fungos, sarnas, pulgas ou carrapatos. O bem estar canino depende de vários fatores, um deles é justamente a aparência externa do animal.

Cuidados Especiais:

Muitos cachorros criados em propriedades rurais acabam comendo apenas sobras de comida, por isso, desenvolvem uma dieta desequilibrada, com excesso de alguns nutrientes e ausência de outros.

Vale lembrar que o melhor amigo do homem deve comer uma ração balanceada, ser vacinado e tratado de qualquer eventual doença mesmo se ele viver afastado dos grandes centros, onde a dieta, prevenção e tratamento da saúde do cachorro costuma ser mais presente no cotidiano dos tutores.

Além disso, essa raça sente muito calor, talvez eles sofram mais se morarem em regiões quentes do país. Atenção para a hora do passeio: só ande com seu cachorro quando a temperatura do solo for suportável para a pele da sola do seu pé. É como testar a temperatura do leite da mamadeira na palma da mão antes de dar leite para o bebê.



Canil de Criadores:

Um cachorro não é uma peça de computador para você adquirir pela internet através de uma foto. Não compre animais online, vá no canil e conheça as condições de vida do lugar. Lembre-se que o filhote só será saudável se tiver sido gerado por uma mãe saudável.

Na mídia, de tempos em tempos, algum canil é desmascarado justamente por não se importar com a vida dos animais que ali estão. Esse tipo de lugar é sustentado por consumidores que preferem acreditar na facilidade de uma foto planejada, bonita e bem feita.

Se puder, visite o canil, chegue de surpresa e peça para conhecer os pais do filhote, onde dormem, passam o dia, o que eles comem, peça para ver as vacinas se estão em dia e resultados de exames de rotina.

Compre o animal apenas quando estiver com certeza que ele nasceu em boas condições, sendo assim um filhote com a promessa de ser saudável e forte.

bravo boca barriga tempero pelagem

Preço de Compra, Venda e Adoção:

Por cerca de R$ 800,00 você pode adquirir seu filhote. Há vários canis, a maioria localizados na região sul do país.

Em feiras de adoção é muito difícil encontrar essa raça, pois as pessoas acabam vendendo os filhotes ou presentando alguém com eles.

Os cachorros dessa raça que chegam em feiras de adoção são, em sua maioria, animais abandonados, por isso, caso escolha adotar um adulto, saiba que é necessário dar um tempo para o animal se adaptar ao novo tutor, ambiente, rotina e família.

Cães abandonados normalmente são muito medrosos e traumatizados pelo passado difícil que tiveram, portanto, é preciso ter paciência com esses animais. Veterinários afirmam que há várias vantagens em adotar cães adultos: você já sabe o tamanho do animal, o comportamento dele já está concretizado, através de um simples exame de sangue já dá para checar se o animal está saudável ou não, enfim, eles podem ser uma excelente companhia. Dê uma segunda chance para um cãozinho ser o melhor amigo de alguém, de novo.

Clique aqui e conheça a raça Cimarron Uruguayo

Francês
Inglês
Maior do Mundo
Sonhar
Golden
Lulu
Pequenos
Nomes
Pastor



Loading...
Contacto

cachorroseco

Olá meu nome é Giovanni, sou o editor do site. Para entrar em contacto comigo por favor me envie um DM no Twitter que responderei o mais breve possível >> Obrigado 🙏
cachorroseco
Contacto

Latest posts by cachorroseco (see all)