grande expectativa de vida doenca colorir calor banho australiano colie borda tosa curitiba porto alegre sable blue

Tudo sobre a raça do cachorro, seu tamanho grande ou mini, personalidade do filhote e do adulto, características dos pes, orelha, olhos, qual escova usar nos pelos, se tem canil no Brasil, seu preço de venda e onde comprar e adotar


Como seu nome já diz, o Pastor de Shetland é uma das raças mais indicadas para o pastoreio de ovelhas e bovinos em regiões de clima mais frio. Não, ele não é o Mini Collie (apesar de lembrar muito).

Seu corpo peludo e ágil consegue suportar baixas temperaturas, além de sua inteligência e espírito de liderança que são fatores essenciais para conduzir um rebanho e ajudar com os serviços da rotina da fazenda.

Origem e Raça:

De origem escocesa, a raça tem expectativa de vida de, em média, 15 anos. Por seu perfil atlético, o Pastor de Shetland está sempre se exercitando, ele ama correr e adora ter espaço para fazer isso. Por esse motivo, ele costuma ser um cachorro que adora hábitos saudáveis.

Se o animal for viver longe de seus hábitos originais, ou seja, nas cidades, ele é mais indicado para morar em casas com quintal, assim poderá brincar e exercer sua função de pastor ao menos afugentando os passarinhos que tentarem pousar no seu território.

Características do Filhote:

Eles adoram latir, costume que eles demonstram desde muito cedo. Para manter uma relação amigável com os vizinhos, é importante treinar seu filhote para que ele seja mais silencioso.

Como eles são animais de pastoreio, é interessante que você dê algum trabalho para que eles se ocupem, isso os deixa calmos. Vale a pena investir em brinquedos, treinamentos para corrida ou circuitos, longas caminhadas no parque, enfim, ele gosta de ação, então trate de ocupar seu bichinho!

De personalidade leal e meiga, ele é perfeito para ser um cão de família grande, quintal generoso e casa agitada. Ele é um pouco desconfiado com estranhos, mas assim que confia na pessoa, passa a ser um amigo fiel.

Vale lembrar que, assim como todos cachorros, eles precisam de socialização precoce e exposição a diferentes tipos de ambientes, sons e pessoas para se tornarem mais destemidos, menos tímidos e menos desconfiados do que está ao redor.


merle olx old english vivo tempo racao problemas pet fazer valor x é vira lata minas gerais malamute mesa nome rough sheltie spainel alasca marta padrao

Tamanho do Adulto Macho e Fêmea:

O afetuoso e pequeno cachorro pode pesar até 12 quilos, peso máximo esperado para um animal saudável.

Um fator curioso sobre a raça é que a variação de tamanho entre os machos e fêmeas é quase nula.

Quanto às cores, o cachorro pode apresentar misturas tricolor ou bicolor, de combinações variadas. Os tons de cor normalmente são: branco, preto, merlo, creme, marrom e cinza.
Alguns animais da raça possuem azul como cor dos olhos, como duas safiras lindas!

Mix de Raças e Cruzamento:

Muitos confundem essa raça com outra, a Collie, mas, apesar de parecidos, os peludos são diferentes, principalmente em tamanho e comportamento.

Os cruzamentos em cães de raças são realizados, em geral, para melhorar alguma característica do animal: couro mais saudável, ossos mais resistentes, visão mais apurada, enfim.
No pastor de Shetland, o melhoramento genético está sempre preocupado com as doenças dermatológicas comuns na raça, assim como as disfunções ósseas que o animal pode vir a apresentar ao longo de sua vida.

Problemas e Doenças:

Essa raça pode apresentar displasia do quadril, esse tipo de problema acontece quando o fêmur não fica encaixado perfeitamente na pélvis. Muitas vezes o animal não apresenta sinais clínicos da displasia, o que causa um tratamento tardio do problema ósseo.

Quando o animal apresenta sintomas, normalmente estão relacionados a terem dores ou mancarem de uma das patas posteriores.

Curiosamente, a displasia canina é transmitida geneticamente, isso significa que o filhote já nasce com a doença e irá desenvolvê-la em algum ponto de sua vida.

Para evitar que a doença se prolifere, seria de bom tom que os criadores não colocassem animais com displasia do quadril para cruzarem, mas muitos criadores não estão preocupados com o bem-estar animal, apenas com seus lucros mesmo.





A doença não tem cura, mas cirurgias e medicamentos podem auxiliar seu cão a ter uma vida mais tranquila.

Outro distúrbio hereditário que atinge essa raça é a dermatomiosite, doença que causa lesões no couro e, em último caso, afeta até mesmo a saúde dos músculos. Geralmente a doença apresenta lesões na cabeça, nas orelhas e nas patas da frente. A queda de pelos pode ser um sinal da doença, por isso, preste atenção na quantidade de pelos que estão caindo do seu animal. Na dúvida, procure um veterinário sempre e evite medicar seu bichinho por contra própria ou com base em achismos da Internet.





A Dirofilariose ou, como a doença ficou conhecida no Brasil, Verme do Coração, é uma preocupação para os tutores de cachorros, pois, transmitida por meio de uma picada de mosquito, a doença causa a aparição e o desenvolvimento de um verme no coração, o que prejudica diretamente a vida do animal. Se descoberta a tempo, a doença pode ser tratada, mas como o animal demora para demonstrar sintomas, muitas vezes já é tarde demais para salvar o cachorrinho.

Canil de Criador:

Por causas das doenças genéticas que o cachorro desta raça pode ter sem apresentar sintomas até a vida adulta, é importante comprar seu animal de um canil confiável.

Exija exames dos pais do seu filhote e não acredite em fotos, vá até o canil e conheça a realidade em que vivem esses animais. Seu filhote só será saudável se vier de um canil em que os animais sejam respeitados e vivam em boas condições de vida.


Brasil belo horizonte sao paulo rio de janeiro santa catarina bi cruz pode proheart recife salvador terrier vacina amarelo anao golden marrom shih tzu

Onde Comprar, Preço de Venda e Adotar:

Pesquisando sobre canis na internet, você achará diversos vendedores de Pastores de Shetland. Um cachorro não é um sapato, portanto, não feche negócio pela internet. Aproveite o meio virtual para conhecer o vendedor e marcar uma visita para ser apresentado ao filhote e ao canil. Para ter um cão desses, você precisará desembolsar cerca de R$ 2.800,00.

Para adotar, a raça é um pouco difícil de ser encontrada em eventos de adoção, mas, se você tiver sorte de encontrar um animal adulto, pois filhotes de raça em feirinhas são raros, lembre-se de dar um tempo para o animal adaptar-se a sua nova rotina e seu novo tutor. Animais resgatados precisam de muito amor, carinho e compreensão.

Clique aqui para tudo sobre os Cachorros Americanos

Francês
Inglês
Maior do Mundo
Sonhar
Golden
Lulu
Pequenos
Nomes
Pastor



Loading...