cães perdigueiro nacional qual a cor quanto custa a venda ovelheiro gaúcho rs olx buldogue bull mastiff valor belo horizonte

Tudo sobre a raça do cachorro brasileiro da serra. Qual sua origem, significado do seu nome e qual melhor cruzamento? Qual seu tempero e como é caçando? Tem canil no Brasil de criadores certificados? Onde comprar e tem para adotar?

É um cão muito alerta, com energia na caça e que pode oscilar entre o amigável até o desconfiado com os proprietários.

Isso depende do modo como ele é criado, por isso, arredio com os estranhos, e não aceita aproximações que não são do seu convívio, porém, sem ser agressivo.

O Veadeiro é um animal típico para caça com instinto venatório. Ele caça utilizando inúmeros sentidos como o olfato, os sabujos, e o faro aguçado. Geralmente ele usa a prática da acuação nos momentos de caça.

Como é a Raça Veadeiro Pampeano?

Essa raça, é identificada ainda como Cerveiro ou Bianchini que significa alvo, branco ou claro. Sabe-se até o momento que, esse cão possui origem muito antiga sob o resultado do cruzamento com os melhores cachorros de cães de caça.

Além disso, ele é um dos poucos tipos de origem brasileira. Há duas hipóteses que explicam a sua origem.

Uma, afirma a sua descendência de cães primitivos como, por exemplo, o Ibicenco e o Podengo. Eles chegaram no Brasil trazidos por várias caravelas ao longo da colonização portuguesa.

A outra, afirma que a origem estaria ligada à região da América do Sul como Uruguai e a Argentina. Ele é passível de ser encontrado em diversas áreas do Brasil, como no sudeste, o nordeste e o centro-oeste, no entanto, a maioria na região sul.

puro batida bianchini griffon de bruxelas americano comprar florianópolis rask labrador dogo argentino tempero venda brasília chihuahua cost for sale ig maltese porto alegre portugal puppies rescue silhouette weight bichon frisé havanês boston cane campinas bh

No centro-oeste, existe a incidência de cães cujo a pelagem é avermelhada e com as orelhas eretas. Já na região Sul do Brasil, em sua grande maioria, os exemplares possuem a pelagem amarelada ou branca, com orelhas semieretas e com os olhos menores.

Essa raça se manteve por muitos anos sem qualquer tipo de alteração. A princípio, os criadores presumiam que todos cães dessa raça permanecessem restritos sob as áreas do pampa gaúcho e do platino.

Isso porque, a maioria dos exemplares os quais se tinha conhecimento, se concentravam especialmente nessas regiões.

O pampeano, verdadeiramente é considerado muito resistente além de mais forte que os seus ancestrais. Isso porque, sobreviveu ao clima extremamente árduo das pampas e também, por ser origem da união entre os melhores cães de caça.

Ele era usado especialmente com a finalidade de perseguir e captar animais, seja sozinho, com dupla ou também em matilha. É um cão pioneiro em rastrear e apresar animais como capivara, javali e outros animais de pelo.



Como é o temperamento?

Classificado como um cachorro companheiro e com habilidades surpreendentes de farejador. O Veadeiro Pampeano, se comporta muito bem juntamente a outros cachorros.

Entretanto, não é apropriado o seu convívio juntamente com animais de pequeno porte, uma vez que, ele possui instinto forte de ficar caçando. Ademais, ele e tolerante e amistoso com as crianças.

De modo geral, esse cão é bem equilibrado além de muito tranquilo e ainda não possui o hábito de ser agressivo. Embora ele possa demonstrar uma certa rispidez com estranhos, a sua reação é se retrair e ficar desconfiado, mas jamais chega a ataca-los.

Além disso, mesmo que esteja sempre em alerta e observando, não é indicado como um cão de guarda.

Sim, ele é muito dócil com as crianças em casa e gosta muito de suas companhias, especialmente para diversão.

Vale lembrar que, o ideal é mantê-lo sempre sob supervisão para assim, evitar que se machuquem até mesmo sem intenção, especialmente em brincadeiras com muita agitação.

Ao longo de sua História, no decorrer das caçadas, essa raça se tornou super independente, e enxergado como qualidade por caçadores. Porém, considerado teimoso por muitos tutores inexperientes.

Devido a necessidade de lidar com os percalços no decorrer dos caminhos, de fato fez desse cão extremamente confiante.

Por esse motivo, carece de regras bem determinadas e um rigoroso treinamento. Trata-se de um cachorro muito inteligente, assim, o adestramento tende a ser bastante efetivo e a torná-lo obediente e cada vez mais equilibrado.

Quais as características físicas?

Dentre as suas características físicas, estão:

  • As orelhas são pequenas, pontiagudas, eretas quando em alerta e geralmente voltadas para trás;
  • Seu corpo é rústico e musculoso;
  • Seus olhos são oblíquos, escuros ou claros, com tamanho médio;
  • O focinho possui a forma mais quadrada, com cor escura ou rosada e suas narinas são largas;
  • Sua estrutura corporal é forte e magra;
  • Altura pode variar entre 47 até 59 cm.;
  • Pesa em torno de 20 kg;
  • Estima-se um tempo de vida de 10 até 12 anos.




Como reconhecer um filhote puro?

No geral, a aparência do filhote de Pampeano é longilínea, com cabeça e focinho longo, na cor preto ou avermelhado.

A sua cauda é fina, e o comprimento não deve exceder os jarretes. Alguns modelos, podem exibir uma franja pequena.

Quais são as cores oficiais?

O pelo dessa raça é curto, áspero e reto. A sua cor oficial pode variar entre amarelo escuro e o branco ou até mesmo um mix das duas cores.

Além disso, pode demonstrar uma mancha branca na região do peito, nas patas, bem como também um tipo de coleira branca.

Seu nariz se encontra na cor marrom, preto ou avermelhado.



Existe canil de criadores brasileiros?

Por se tratar de um verdadeiro rastreador e caçador, o Pampeano demanda a prática frequente de exercícios físicos e/ou caminhadas longas. Lembrando sempre de utilizar a coleira para evitar possíveis confrontos com os outros animais.

Por esse motivo, o seu ambiente precisa ser amplo e não é indicado a criação do mesmo em pequenos ambientes ou apartamentos.

Há muitos canis ao longo do território brasileiro, no entanto, infelizmente há aqueles que não se preocupam com a correta criação e cuidados com os animais.

Então, é imprescindível pesquisar sobre o canil bem como realizar visitas com o intuito de garantir que os cães são bem cuidados.

Procure na internet algum que seja próximo a sua residência ou peça fotos do local mostrando não só os animais, mas o canil como um todo.

pes dog cruz cor taquara altura billy mix mercado casa estrela foxhound outro vira lata doenças cuidados roupas

Onde comprar e qual o preço de mercado?

Há muitos anúncios que podem ser acessados no meio digital para a realização da compra de cães de raça.

Não obstante, é preciso atentar-se para não cair em golpes ou incentivar a venda negligenciada de cães.

O valor do Veadeiro varia de R$1.500,00 até R$4.000,00.

É primordial destacar a importância da valorização da vida dos cães. E por isso cuide para que ele tenha uma vida saudável e feliz. Além disso, pense na possibilidade de adotar! A adoção pode ser feita em canis, redes sociais ou até mesmo ao ver um animal na rua.

Clique aqui e saiba tudo sobre o West Highland White Terrier!

Francês
Inglês
Maior do Mundo
Sonhar
Golden
Lulu
Pequenos
Nomes
Pastor



Loading...
Contacto

cachorroseco

Olá meu nome é Giovanni, sou o editor do site. Para entrar em contacto comigo por favor me envie um DM no Twitter que responderei o mais breve possível >> Obrigado 🙏
cachorroseco
Contacto

Latest posts by cachorroseco (see all)