anestesia canina e limpeza de dentes

Além de serem os eternos “melhores amigos do homem”, os cães possuem diversas semelhanças com os humanos.

Para começar, assim como nós, eles também sofrem de doença periodontal, sendo uma das patologias mais comum entre esses peludos.

Cerca de 40% dos cães enfrentam essa mazela, entre as idades de um a quatro anos.

Esse número quase triplica, 89,4%, entre os idosos de 12 a 13 anos.

Não sabe do que se trata? Vamos nos aprofundar mais no assunto logo a seguir.

Periodontite, o que é e o que ela faz nos cachorros?

Para quem não sabe, a doença periodontal trata-se de uma infecção bacteriana que ocorre na boca do cão. Ela ocorre devido a presença de bactérias que se juntam na região.

Ou seja, devido ao acúmulo de placa dentária e tártaro nos dentes do seu amigo.

Apesar de ser de fácil tratamento e prevenção, quando estas não são realizadas, está inflamação chega ao periodonto, que é formada por estruturas que protegem e suportam a dentição. São elas: ossos, gengivas, ligamentos periodontais, alveolar e cemento.

antes e depois do tratamento periodontal

Esse processo de infecção ocorre em duas etapas. Primeiro surge a gengivite, essa é considerada uma etapa reversível e inicial da doença. Aqui, acontece a inflamação da gengiva.

Já a periodontite é a fase mais avançada da mazela, que causa não só a gengivite, mas também uma inflamação mais profunda, que chega às estruturas de suporte do dente.

Em casos extremos, isso pode fazer o seu amigo perder os dentes. O que com certeza vai dificultar e muito a vida do peludo, principalmente na hora da alimentação, e você não quer isso, certo? Então é só ficar de olho nos sintomas, ao qual falaremos ainda neste texto.

Como ocorre a formação das placas e do tártaro?

Quando os cães se alimentam, ocorre um acúmulo de restos de comida, bactérias e saliva que se prendem à cavidade oral e começam a formar uma espécie de substância pegajosa.

Isso nada mais é que a placa bacteriana. Quando não ocorre a limpeza dessa substância, ela endurece com o tempo, formando o tártaro, uma placa calcificada. Elas normalmente têm uma aparência amarelada.

Esse processo provavelmente não é estranho para você, pois o mesmo ocorre em nossas bocas, se não cuidarmos.



Como diagnosticar que meu cachorro está com essa doença?

Como saber se o seu cão está com doença periodontal? Basta observá-lo de perto e ficar atento aos seguintes sintomas:

  • Perda de apetite e/ou peso;
  • Mau hálito;
  • Gengivas inchadas e com tom avermelhado;
  • Sangramento nas gengivas;
  • Mastigação em apenas um lado da boca;
  • Saliva com sangue;
  • Manchas de sangue na água ou nos brinquedos;
  • Fratura ou perda de dentes;
  • Dor ao movimentar a boca;
  • Dificuldade para pegar a comida;
  • Perda de interesse em brinquedos de mastigar;
  • Caroços na boca;
  • Espirros e secreções nasais.

Se o seu cachorro apresentar qualquer um desses sintomas, é hora de procurar um médico veterinário.

O que é preciso fazer para prevenir nos cães?

Como dito, mesmo sendo uma doença grave e que pode dificultar a vida do seu peludo, essa é uma situação reversível se você seguir os seguintes passos:

1 – Escovando os dentinhos

Para impedir que o seu amigo passe por isso, você pode começar com a escovação dos dentes. Sim, eles precisam também dessa higiene bucal. O recomendado é fazer essa limpeza duas vezes ao dia, três dias na semana.

O ideal é que você crie esse hábito com o seu cachorro desde cedo, para ele se acostumar e não ver esse momento como algo traumático. Mas se por um acaso você tiver adotado um cão já adulto, não tem problema.

Pode demorar um pouco mais, mas eventualmente ele irá se acostumar com esse ritual.

2 – Opte por brinquedos e petiscos específicos

Essa doença é tão comum no cães que o próprio mercado de pets já criou brinquedos e petiscos que previnem essas mazelas.

É importante incentivar a mastigação diária, isso retarda o aparecimento das placas.

3 – Ração de qualidade

Sim, a comida do seu bichinho é igualmente importante para impedir doenças periodontais. Muitas já vem com elementos que ajudam na prevenção.

Se tiver dúvidas quais são as melhores rações, não deixe de consultar o médico veterinário do seu amigo de quatro patas.



4 – Check-up regulares

A última dica é a prevenção. Assim como acontece conosco, está ocorre por meio de consultas preventivas com o veterinário.

Essas idas regulares ao veterinário não só vão garantir a saúde bucal dele, como de um todo.

E o tratamento da periodontite, como é feito?

O primeiro passo para iniciar o tratamento é procurar por um veterinário. Em seguida, o profissional irá fazer um exame mais profundo ou uma radiografia para saber o nível da infecção.

A partir dessa informação é que ele irá indicar o tratamento ideal, mas isso vai variar de cão para cão, por isso o exame é necessário.

Em casos mais iniciais, normalmente uma limpeza na boca já é o bastante. O cachorro irá tomar uma anestesia para que o médico possa realizar esse processo. Mesmo com a necessidade do cão estar dormindo, é um procedimento bem tranquilo.

dentes brancos e saudáveis

Já em estágios mais avançados, além da limpeza, é provável que o veterinário tenha que remover todos os dentes infectados, para que a doença não se espalhe para o resto da dentição.

Com a prevenção, além de você garantir uma qualidade de vida melhor ao seu amigo de quatro patas, você evita esses procedimentos. Isso porque, mesmo que o profissional seja excelente, a anestesia representa um risco para o cão, principalmente em idade avançada.

Desta forma, a melhor maneira de cuidar dele é impedir que essas placas se formem para que ele não tenha que ser sedado para fazer a limpeza.

Por isso, siga as dicas dadas mais acima: escovação, petiscos e brinquedos para estimular a mastigação, ração de qualidade e visitas periódicas ao veterinário.

E mesmo seguindo essa cartela, fique atenta a qualquer sintoma.

Essas atitudes simples vão ajudar e muito a saúde bucal do seu peludo.

Clique aqui e confira tudo sobre cancer em cachorros e como tratar!

Referências:
https://pets.webmd.com/dogs/features/perlis-gum-disease-dogs#1

https://www.hillspet.com/dog-care/healthcare/periodontal-gum-disease-in-dogs

https://vcahospitals.com/know-your-pet/dental-disease-in-dogs

https://www.rvc.ac.uk/review/Dentistry/Shared_Media/pdfs/perio_print.pdf




Loading...