Cachorro doente cansado em repouso na cama

Nossos amigos peludos são tão parecidos com a gente que às vezes até nos assusta. Você sabia, por exemplo, que assim como seus tutores humanos, os cães também ficam gripados?

Entre esses amigos de quatro patas, a doença é chamada de gripe canina e ela é extremamente comum durante as épocas de chuva.

Ela é bastante parecida com a nossa gripe e não costuma apresentar problemas respiratórios graves para nossos amigos, mas nem por isso você deve descuidar, pois, assim como em seres humanos, se não for tratada pode evoluir para uma pneumonia, um quadro muito mais grave.

O que é essa “tosse dos canis”?

A influenza canina, popularmente chamada de gripe canina, é uma mazela respiratória causada por um tipo de vírus da gripe, o Influenza A. Contagiosa, ela costuma atacar nossos peludos principalmente durante as épocas de chuva, aparecendo com menos frequência nas estações mais secas do ano.

Mesmo não sendo algo tão sério, essa doença pode evoluir para quadros mais graves, além de causar um baita incômodo no seu cão. Basta lembrar da última vez que você ficou gripado, você não quer isso para o seu pet, certo?

Cachorro gripado e com febre descansando

Quais são as origens dessa gripe, viral, por bactéria ou os dois?

Para que o seu cão desenvolva essa doença, ele precisa ter contato com o vírus de alguma forma. Isso, normalmente, acontece de três maneiras:

  • Convivência/contato com outro animal já infectado;
  • Contato em áreas de recreação, parques e outros espaços, principalmente aqueles que são fechados, com a presença de pet com o vírus;
  • Compartilhamento de comedouros ou bebedouros com animais doentes.

O que vai determinar se o seu cão vai apresentar ou não sinais dessa doença é sua imunidade. Por isso é comum que a gripe canina ocorra no frio e nas épocas de chuva, por ser justamente durante esses períodos que o sistema imune do seu amigo costuma cair.

Vale lembrar que mesmo sendo contagiosa, ela não é transmitida entre humanos,

apenas entre os pets.



Quais sintomas são os mais comuns?

Como é semelhante com a gripe humana, a canina apresenta sintomas parecidos com os nossos, sendo eles:

  • Coriza;
  • Tosse persistente;
  • Febre;
  • Apatia;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Perda de apetite.

Contudo, é preciso ficar de olho no seu amigo, pois nem todos apresentam os seis sintomas. Caso observe qualquer um deles e fique na dúvida, leve-o ao veterinário. Isso não só garante um diagnóstico correto, como também um tratamento eficaz para o seu cachorro.

Como fazer um diagnóstico certo?

Mesmo estando sempre atento à saúde do seu amigo, apenas o veterinário poderá fazer um diagnóstico correto. Este é feito por meio de uma conversa com a família e com exames físicos e laboratoriais, se necessário.

Qual é o melhor tratamento para cada tipo de caso?

Você deve consultar o veterinário para saber o tipo de tratamento correto para o seu cão, mas normalmente existem duas opções.

A primeira é dar muita água para o seu amigo, além de garantir uma alimentação equilibrada e saudável. Em outros casos, também recomenda-se o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios.

O descanso é igualmente importante durante a gripe canina.

E lembre-se, por mais que seja parecida com a gripe humana, nunca medique seu cão com remédio humanos, a não ser que o próprio veterinário tenha recomendado. A automedicação é muito perigosa.




Como fazer a prevenção dessa doença?

Assim como outras doenças caninas, a gripe também é prevenida por meio da vacinação. Basta procurar por um local de confiança e fazer a aplicação. Lembrando que a vacina é item básico e primordial para manter a saúde do seu amigo de quatro patas em dia.

Além da vacina, você também pode investir em uma boa alimentação e muita água. Ambos fazem a manutenção da imunidade do seu cão. Bem simples, certo?

E claro, evite também deixá-lo em contato com animais que você sabe que estão infectados com a gripe canina. É mais complicado para quem tem mais de um pet em casa, mas neste caso é ideal que eles permaneçam separados, sem dividir qualquer objeto.




Devo me preocupar com a gripe canina?

Sim e não! Sim, porque, como já comentamos anteriormente, se o diagnóstico não for feito e, consequentemente, um tratamento não for iniciado, essa gripe pode evoluir para um quadro mais grave como pneumonia.

Por outro lado, é uma doença simples que não costuma trazer muitas complicações. Na maioria das vezes ela vai embora sozinha após alguns dias, mas é melhor não dar bobeira e levar o seu cão ao veterinário caso ele apresente qualquer um dos sintomas que falamos aqui.

E não se assuste se mesmo após o início do tratamento, ele se mostrar mais inativo e passar o dia dormindo. Isso é completamente normal, aliás, você deve incentivá-lo a fazer isso. Não force atividades físicas e deixe ele descansar pelo tempo que for necessário. Logo logo ele estará correndo por aí novamente.

Cao com termometro e bolsa quente de gripe

Conclusão

Para os pais de primeira viagem, essa doença pode assustar um pouco, mas fique tranquilo, como dito, não é uma doença perigosa contanto, é claro, que você leve o seu amigo ao médico veterinário e siga o tratamento passado por ele, à risca.

Mas mesmo sendo comum, é muito melhor tomar todas as medidas para que o cachorro fique doente o mínimo possível e isso só é feito com a vacinação em dia e com comida de qualidade. É uma baita responsabilidade, por isso, não adote um cão se você não tiver certeza que poderá cumprir todos esses critérios.

Seguindo todos esses cuidados, seu amigo estará sempre saudável e ficará muito tempo com você.

Clique e descubra mais sobre a dirofilariose canina!




Loading...