Tudo sobre a raça do cachorro. Dá para criar em apartamento? Como dar banho e fazer a tosa? Confira…
Como seu nome já diz, o Pastor de Shetland é uma das raças mais indicadas para o pastoreio de ovelhas e bovinos em regiões de clima mais frio. Não, ele não é o Mini Collie (apesar de lembrar muito).
Seu corpo peludo e ágil consegue suportar baixas temperaturas, além de sua inteligência e espírito de liderança que são fatores essenciais para conduzir um rebanho e ajudar com os serviços da rotina da fazenda.
Qual é a sua origem e como é a raça do Pastor de Shetland?
De origem escocesa, a raça tem expectativa de vida de, em média, 15 anos. Por seu perfil atlético, o Pastor de Shetland está sempre se exercitando, ele ama correr e adora ter espaço para fazer isso. Por esse motivo, ele costuma ser um cachorro que adora hábitos saudáveis.
Se o animal for viver longe de seus hábitos originais, ou seja, nas cidades, ele é mais indicado para morar em casas com quintal, assim poderá brincar e exercer sua função de pastor ao menos afugentando os passarinhos que tentarem pousar no seu território.
Quais são as características e personalidade do filhote?
Eles adoram latir, costume que eles demonstram desde muito cedo. Para manter uma relação amigável com os vizinhos, é importante treinar seu filhote para que ele seja mais silencioso.
Como eles são animais de pastoreio, é interessante que você dê algum trabalho para que eles se ocupem, isso os deixa calmos. Vale a pena investir em brinquedos, treinamentos para corrida ou circuitos, longas caminhadas no parque, enfim, ele gosta de ação, então trate de ocupar seu bichinho!
De personalidade leal e meiga, ele é perfeito para ser um cão de família grande, quintal generoso e casa agitada. Ele é um pouco desconfiado com estranhos, mas assim que confia na pessoa, passa a ser um amigo fiel.
Vale lembrar que, assim como todos cachorros, eles precisam de socialização precoce e exposição a diferentes tipos de ambientes, sons e pessoas para se tornarem mais destemidos, menos tímidos e menos desconfiados do que está ao redor.
Qual é o tamanho do adulto macho e da fêmea? Podem ser mini, miniatura, anão ou pequeno? Qual é seu porte? São sempre tricolor ou podem ser preto e branco, sable, canela, blue merle e amarelo? Pode ter olho azul?
O afetuoso e pequeno cachorro pode pesar até 12 quilos, peso máximo esperado para um animal saudável.
Um fator curioso sobre a raça é que a variação de tamanho entre os machos e fêmeas é quase nula.
Quanto às cores, o cachorro pode apresentar misturas tricolor ou bicolor, de combinações variadas. Os tons de cor normalmente são: branco, preto, merlo, creme, marrom e cinza.
Alguns animais da raça possuem azul como cor dos olhos, como duas safiras lindas!
Como é o mix de raças e cruzamento? Quais são as diferenças com outros cães?
Muitos confundem essa raça com outra, a Collie, mas, apesar de parecidos, os peludos são diferentes, principalmente em tamanho e comportamento.
Os cruzamentos em cães de raças são realizados, em geral, para melhorar alguma característica do animal: couro mais saudável, ossos mais resistentes, visão mais apurada, enfim.
No pastor de Shetland, o melhoramento genético está sempre preocupado com as doenças dermatológicas comuns na raça, assim como as disfunções ósseas que o animal pode vir a apresentar ao longo de sua vida.
Quais são os principais problemas e doenças que eles podem ter?
Essa raça pode apresentar displasia do quadril, esse tipo de problema acontece quando o fêmur não fica encaixado perfeitamente na pélvis. Muitas vezes o animal não apresenta sinais clínicos da displasia, o que causa um tratamento tardio do problema ósseo.
Quando o animal apresenta sintomas, normalmente estão relacionados a terem dores ou mancarem de uma das patas posteriores.
Curiosamente, a displasia canina é transmitida geneticamente, isso significa que o filhote já nasce com a doença e irá desenvolvê-la em algum ponto de sua vida.
Para evitar que a doença se prolifere, seria de bom tom que os criadores não colocassem animais com displasia do quadril para cruzarem, mas muitos criadores não estão preocupados com o bem-estar animal, apenas com seus lucros mesmo.
A doença não tem cura, mas cirurgias e medicamentos podem auxiliar seu cão a ter uma vida mais tranquila.
Outro distúrbio hereditário que atinge o Pastor de Shetland é a dermatomiosite, doença que causa lesões no couro e, em último caso, afeta até mesmo a saúde dos músculos. Geralmente a doença apresenta lesões na cabeça, nas orelhas e nas patas da frente. A queda de pelos pode ser um sinal da doença, por isso, preste atenção na quantidade de pelos que estão caindo do seu animal. Na dúvida, procure um veterinário sempre e evite medicar seu bichinho por contra própria ou com base em achismos da Internet.
A Dirofilariose ou, como a doença ficou conhecida no Brasil, Verme do Coração, é uma preocupação para os tutores de cachorros, pois, transmitida por meio de uma picada de mosquito, a doença causa a aparição e o desenvolvimento de um verme no coração, o que prejudica diretamente a vida do animal. Se descoberta a tempo, a doença pode ser tratada, mas como o animal demora para demonstrar sintomas, muitas vezes já é tarde demais para salvar o cachorrinho.
Tem canil e clube de criadores no Brasil?
Por causas das doenças genéticas que o Pastor de Shetland pode ter sem apresentar sintomas até a vida adulta, é importante comprar seu animal de um canil confiável.
Exija exames dos pais do seu filhote e não acredite em fotos, vá até o canil e conheça a realidade em que vivem esses animais. Seu filhote só será saudável se vier de um canil em que os animais sejam respeitados e vivam em boas condições de vida.
Onde comprar, preço de venda e como adotar? Quanto custa um?
Pesquisando sobre canis na internet, você achará diversos vendedores de Pastores de Shetland. Um cachorro não é um sapato, portanto, não feche negócio pela internet. Aproveite o meio virtual para conhecer o vendedor e marcar uma visita para ser apresentado ao filhote e ao canil. Para ter um cão desses, você precisará desembolsar cerca de R$ 2.800,00.
Para adotar, a raça é um pouco difícil de ser encontrada em eventos de adoção, mas, se você tiver sorte de encontrar um animal adulto, pois filhotes de raça em feirinhas são raros, lembre-se de dar um tempo para o animal adaptar-se a sua nova rotina e seu novo tutor. Animais resgatados precisam de muito amor, carinho e compreensão.
Clique aqui para tudo sobre os Cachorros Americanos
Conteúdo do Artigo:
- 1 Tudo sobre a raça do cachorro. Dá para criar em apartamento? Como dar banho e fazer a tosa? Confira…
- 1.1 Qual é a sua origem e como é a raça do Pastor de Shetland?
- 1.2 Quais são as características e personalidade do filhote?
- 1.3 Qual é o tamanho do adulto macho e da fêmea? Podem ser mini, miniatura, anão ou pequeno? Qual é seu porte? São sempre tricolor ou podem ser preto e branco, sable, canela, blue merle e amarelo? Pode ter olho azul?
- 1.4 Como é o mix de raças e cruzamento? Quais são as diferenças com outros cães?
- 1.5 Quais são os principais problemas e doenças que eles podem ter?
- 1.6 Tem canil e clube de criadores no Brasil?
- 1.7 Onde comprar, preço de venda e como adotar? Quanto custa um?