Tudo sobre a raça. Como deve ser a castração e os cuidados? Onde achar um hotel e creche? Como deve ser sua casinha, canil e tosa? Confira…
Na década de 80 início dos anos 90, havia um desenho animado que mostrava um cão São Bernardo grande e vagaroso com um pequeno barril pendurado no pescoço e também conhecido no filme beethoven Ele aparecia em ação sempre que alguém precisava de ajuda, mas era muito trapalhão e acabava derramando todo o líquido do barril antes que pudesse ajudar a vítima de fato.
Esta imagem deles em resgate com um barril em seu pescoço está relacionada ao mais famoso representante da raça: o Barry. Ele chegou a salvar em vida cerca de 80 pessoas acidentadas e perdidas pelos Alpes Suíços.
Os São Bernardos são cães de pastoreio originários dos Alpes Franceses. São descendentes dos cães gigantes tipo Molosso que foram trazidos para a região pelas legiões romanas.
Os romanos eram grandes entusiastas de várias espécies caninas e foram responsáveis por boa parte dessa migração de raças pelas regiões conquistadas.
O registro mais antigo da criação da raça vem de 1690 pelo pintor italiano Salvato Rosa. Que passou pelo mosteiro Hospice Du Grand Saint Bernard e observou como os monges criavam e treinavam os cães para resgatar pessoas feridas na neve.
Os primeiros registros escritos datam de 1707 e são partes de diários do mosteiro, corroborando com a pintura de Salvato.
O curioso é que os cachorros nunca foram ensinados a resgatar ninguém pelos monges. Isso se deve ao sentido de busca apurado da raça. Os filhotes aprendiam com os cães mais velhos.
O resgate ocorria da seguinte forma:
Os cães saíam em bandos de quatro.
Assim que encontravam alguém ferido ou soterrado, dois se deitavam um em cada lado da vítima para aquecê-la.
Um lambia-lhe a face para reanimá-la.
O último corria para o mosteiro e dava o alerta para os monges.
Nenhum deles carregava barril ou alimento amarrado ao pescoço.
Eles foram reconhecidos como raça em 1888 e desde então é reconhecido como um cachorro símbolo nacional da Suíça.
O nome da raça vem do monastério francês que se localizava nos Alpes entre a Suíça e Itália. Eles também são chamados de Anjos dos Alpes, “Saint dogs” e Mastiff dos Alpes.
Quais são as características da raça gigante de pelo longo? Existe nas cores preto e branco?
Os São Bernardos tem uma estrutura forte. Pertencem a categoria de cães gigantes ou de grande porte. Pesam de 65 a 120 kg e sua altura é de 70 a 90 cm.
O pelo pode ser macio e áspero ao mesmo tempo. Sendo mais macio nas regiões em que é mais comprido, como ao redor de do pescoço e nas pernas. A cauda é pesada e caída.
A cor pode ser ruiva com branco, mogno com branco e tons de preto são geralmente encontrados no rosto e nas orelhas.
Possui olhos castanhos, mas não muito frequentemente aparecem espécimes com olhos azul gelo.
Como é a sua personalidade? Dá pra criar em apartamento no Brasil?
O São Bernardo é um cão de pastoreio. Extremamente inteligente e com sentido apurado para localizar pessoas ou coisas perdidas. Isto se deve ao seu instinto primitivo de caça.
É excelente com crianças e idosos. Fiel, amoroso e leal. É muito apegado a família que o adotou. Tem uma tendência a ser carente e fazer bobagens para ganhar atenção. Em geral podem se tornar muito possessivos e ciumentos. Não são dados a gestos de violência mas podem ser bastante ríspidos com pessoas desconhecidas.
É preciso de pulso forte para treinar este grandão.
Como é seu temperamento com a dona e crianças?
O temperamento varia muito de animal para animal. Vai depender das condições em que são criados, se vivem em um ambiente de estresse e maus tratos podem se tornar medrosos ou mais agressivos.
Em 2013 um caso chocou a população do interior de São Paulo. Um São Bernardo de estimação matou uma criança de 1 ano e meio. Segundo a polícia ele abocanhou o bebê e o sacudiu entre os dentes alguma vezes depois soltou.
Foi o suficiente para que a criança tivesse ferimentos graves que a levaram a morte. O pai do menino disse acreditar que o ataque foi motivado por ciúmes, pois o cachorro acabou ficando relegado ao segundo plano desde o nascimento do bebê.
Qual a diferença do adulto fêmea e macho?
O cão adulto precisa se exercitar com frequência pois eles têm a tendência para obesidade. Se você mora em casa com quintal grande crie brincadeiras em que ele possa procurar e trazer objetos.
Leve-o ao parque ou para dar uma corridinha sempre que possível.
Ele é um animal criado para baixas temperaturas. Se você mora em uma cidade mais quente evite levá-lo para passear em horários de sol forte.
Existem algumas doenças que os cães da raça costumam desenvolver. É importante o acompanhamento de um veterinário para ver se está tudo bem com o são cãozinho.
A ração deve ser de melhor qualidade, indicado por um veterinário e as doses diárias devem ser seguidas com rigor para evitar que ele fique acima do peso. Ele deve ser alimentado duas ou três vezes ao dia.
E como é o filhote?
É durante a fase em que ele é filhote que o dono deve ter atenção redobrada para discipliná-lo. Ajudá-lo a socializar com os membros da família permanentes e amigos que vem visitar.
Onde comprar?
O filhote do São Bernardo pode ser adquirido em canis especializados por todo o país. Confira sempre a procedência do seu cãozinho, veja se o canil tem boas práticas de criação. Lembre-se que o estresse é um fato fundamental na construção do temperamento do seu cão.
Existem algumas ongs que trabalham com adoção de filhotes e adultos caso você esteja aberto a opção de adotar um cachorrinho. O São Bernardo é uma raça cara e dificilmente você vai encontrar filhotes 100% puros, mas as vezes eles são colocados para adoção, basta procurar. Além disso muitos outros cãezinhos estão em busca de um lar e caso sejam escolhidos poderão trazer alegria para sua vida.
Qual seu preço de venda?
O valor de um filhote de São Bernardo varia entre 1500 a 3000 reais. A OLX e o Mercado Livre possuem vários exemplares com preços acessíveis, mas todo o cuidado é pouco na hora de escolher o animal através de sites como estes.
É difícil saber se o canil que está vendendo usa de bons tratos com os animais.
Se desconfiar de maus tratos denuncie!
Clique aqui e veja tudo sobre o mais famoso cão da China, o Shar-Pei!
Conteúdo do Artigo:
- 1 Tudo sobre a raça. Como deve ser a castração e os cuidados? Onde achar um hotel e creche? Como deve ser sua casinha, canil e tosa? Confira…
- 1.1 Quais são as características da raça gigante de pelo longo? Existe nas cores preto e branco?
- 1.2 Como é a sua personalidade? Dá pra criar em apartamento no Brasil?
- 1.3 Como é seu temperamento com a dona e crianças?
- 1.4 Qual a diferença do adulto fêmea e macho?
- 1.5 E como é o filhote?
- 1.6 Onde comprar?
- 1.7 Qual seu preço de venda?