Cachorro grande da Russia branco com focinho preto

Você já ouviu falar do Pastor-da-Asia-Central, conhecido na Rússia como Volkodav? Ou como também é conhecido, Alabai, essa raça tem como origem os países da Asia Central, mas tem a Rússia como país patrono.

Não se trata de uma raça muito conhecida ou popular no Brasil, com uma origem em amplo território que remota mais de quatro mil anos, trata-se de um cão muito interessante e ótimo para trabalho e companhia doméstica.

Eles são considerados patrimônio, um tesouro nacional no Turcomenitão fazendo-se necessário uma permissão oficial para importar a raça, além disso existe o Dia do Volkodav (Alabai), sendo feriado no país.

Interessante né? Já deu para perceber que essa raça é muito querida.

Qual a sua origem e história?

O Volkodav, como é conhecido na Russia, ao contrario de outras raças, não foi criado por um país especifico ou por alguém. A sua origem está mais relacionada a seleção natural, sendo uma das raças mais antigas do mundo.

Isso significa, que ao longo dos mais de quatro mil anos que se tem registro do cão, suas características evoluíram por todo extenso território da Asia central.

Cao russo e da asia bom de trabalho em fazenda

Cientistas e biólogos Russos estudavam as raças caninas da região centro asiática, e dos arredores do Mar Cáspio desde o século 18, sendo descrito oficialmente em 1921 pelo professor Bogolyubsky.

Por habitar uma extensa área, desde as várias Republicas na Ásia Central até os montes Urais, na Russia, o pastor da recebeu diversos nomes, além das características distintas do local onde se enconrava.

Embora já fosse conhecido, a criação organizada do Volkadov se deu a partir de 1931, com maior abrangência a partir de 1939, quando os russos começaram a testar e selecionar cães para uso militar nas fronteiras do país.

Por sua evolução natural, os Volkdav são cães excepcionais, não sendo comparados a qualquer outra raça, seu nome em russo significa “esmaga-lobos”, um apelido que diz muito do que ele é capaz.




Possivelmente, o Alabai que temos registros hoje, descende de uma raça mais primitiva, tendo sua herança dos cães mais antigos do Tibete e cães boiadeiros, utilizados para cuidar e proteger o gado.

Quais são as principais características dessa raça?

Eles são cães robustos, de tamanho acima da média e com grande força, sendo cães compridos e altos. Os pelos viriam entre ser curtos ou médios, apesar do comprimento menor, é um pelo pesado.

Uma prática comum na Rússia é que as orelhas e cauda sejam cortadas bem curtas, exceto em países onde as cirurgias cosméticas para cães são ilegais.

Suas cores mais comuns são branco/preto, mas não são as únicas.

São cães utilizados para proteção pessoal ou para trabalho. Praticamente criados pelo exército russo, essa criação resulta em cães obedientes e protetores, são cães muito inteligentes o que facilita o treinamento, se mostrando bons animais para uso doméstico.

Para o ambiente domiciliar, eles não precisam de treinamento muito complicado pois aprendem com facilidade as regras básicas de uma casa e mostram um grande respeito pelos seus tutores.

Seus ancestrais eram utilizados pelos criadores de ovelhas para proteger o rebanho, sendo capazes de trabalhar em equipe para protegê-las contra predadores. Essa ancestralidade provavelmente é o que torna o Volkodav uma ótima escolha para áreas rurais.

Como é seu temperamento e personalidade?

De personalidade protetora, leal e amorosa, liga-se com facilidade ao seu tutor e aquilo que lhe é atribuído como ‘posse’. É corajoso, independente e apesar de ser um cão grande é muito ágil.

Detentor de instintos territoriais e defensivos, sensíveis e inteligentes. Este cão, não precisa de um treinamento agressivo pois não funciona bem com ele, devido a sua personalidade.

Já um treinamento atencioso, respeitoso e que demonstre companheirismo é exatamente o tipo de treinamento que dá certo com o Volkadav, pois ele responde bem ao respeito e trata seu tutor do mesmo modo.

São cães excepcionais para guarda e extremamente carinhosos com a família, é muito importante socializar o cão desde filhote devido a sua personalidade protetora, para evitar comportamentos muito agressivos.



E quanto ao seu tamanho, até quanto podem chegar?

Trata-se uma raça robusta, como já mencionamos aqui e de porte grande. Assim como em outras raças, existem algumas diferenças entre os machos e as fêmeas.

Altura:

  • Machos: altura mínimo de 70 cm.
  • Fêmeas: altura mínimo de 65 cm.

Peso:

  • Machos: mínimo de 50 kg.
  • Fêmeas: mínimo de 40 kg.

Alguns machos podem atingir o peso máximo de 100 Kg.

Quais cores são as oficiais da raça?

Os pelos podem variar entre as cores:

  • Branco;
  • Cinza;
  • Preto;
  • Marrom-avermelhado;
  • Malhado (mistura das cores acima).




Que tipos de problemas de saúde são mais comuns neles?

Essa raça, possui doenças que atingem o quadril e os cotovelos, fazendo-se necessários triagens e acompanhamento com veterinário regularmente.

Além da bateria de exames e triagem para todos os distúrbios genéticos que são comuns em raças de grande porte.

Existe canil de criador no Brasil?

Sim, existe, porém são poucos por ser uma raça rara aqui no país e exigir todo um cuidado com documentação para a exportação, é bem difícil encontrar canis criadores em território nacional.

Por isso aconselhamos cuidado ao adquirir um filhote, sempre verificar a procedência do animal, se realmente se trata da raça e não uma mistura para criar cães maiores do que o padrão do Volkdav (Alabai).

Todo cuidado é pouco quando se trata de adquirir cães de raças tão raras como este, aqui temos poucos criadores e com isso poucos cães adultos.

filhote de Volkodav com 6 meses

É possível achar para adoção ou somente para comprar e quanto custa um?

Se tratando de uma raça desse porte e raridade, dificilmente será encontrado para doação no Brasil, só para conseguir importar o cão já é um processo que custa caro, além de ser bem burocrático.

Estima-se que o valor médio de um filhote fica em torno de oito mil reais. Afinal com todas essas qualidades era de esperar o preço, mas como já mostramos aqui, com certeza é um investimento sem arrependimento, principalmente se você o adestrar para cuidar de fazenda ou grandes propriedades.

Clique aqui e veja tudo sobre a Coronavirose Canina!




Loading...