diagnostico e tratamento da cinomose

Se você possui um cãozinho de estimação, certamente já ouvir falar nesta terrível doença, que além de contagiosa pode levar seu companheiro à morte.

Neste artigo falaremos tudo sobre está doença, o que é, como é transmitida, formas de prevenção, dentre outras importantes informações. Acompanhe conosco!

Cinomose, o que é essa doença?

O prefixo “cino” significa cão, a partir daí já temos uma ideia sobre esta doença. A Cinomose trata-se de uma doença infectocontagiosa canina causada por um vírus da família Paramyxovirus e do gênero Morbilivírus.

Este vírus é também conhecido como vírus da esgana canina.

É bastante contagiosa e, geralmente atinge cães filhotes que ainda não receberam todas as vacinas ou então animais idosos que já estão com um sistema imunológico mais debilitado.

Porém o contágio só ocorre entre cães, isto é, não há riscos de transmissão desta doença para os humanos. Assim, os tutores poderão cuidar com maior tranquilidade seus pets caso eles venham a contrair a cinomose.

Como ela é transmitida?

procurando por doenças em cães

Como mencionado acima, esta doença á causada por um vírus e o cão pode ser contaminado de forma direta ou indireta.

De forma direta quando seu animal entra em contato com um cão doente ou então com as secreções dele.

E de forma indireta quando o seu pet respira um ar contaminado ou entra em contato com objetos contaminados por cães doentes.

Deve-se evitar também:

  • Contato com fezes, urinas e demais secreções de animais contaminados;
  • Contato com cobertores, casinhas e alimentos de animais infectados;

Portanto para impedir que seu animalzinho seja infectado por esta doença tome cuidado em passear com ele em locais públicos ou até mesmo em levá-lo ao veterinário caso ele ainda não tenha tomado todas as vacinas.




Existe algum grupo de cães que é mais propício a doença?

Sim, como já mencionado acima o contágio pelo vírus da Cinomose é mais comum em filhotes entre 3 e 6 meses de idade, devido a fragilidade de seu sistema imunológico, assim como em idosos com baixa imunidade/não vacinados.

Que sintomas os cachorros apresentam?

O período de incubação da doença varia de 3 a 15 dias, ou seja, uma vez que o animal é infectado os primeiros sintomas ocorrerão somente a partir do terceiro dia.

Os principais sintomas da cinomose distacados pelos veterinários são: perda de apetite, apatia, vômito, diarreia, febre, secreções nasais (pus), secreções oculares (remela em grandes quantidades), convulsões, tiques nervosos, paralisias e falta de coordenação.

Geralmente os cães apresentam primeiramente distúrbios respiratórios e gastrointestinais e com o agravamento da doença o sistema nervoso central é acometido.

Os sintomas dos cachorros infectados pelo vírus da Cinomose são divididos em 4 fases. A seguir explicaremos cada uma delas:

Fase 1 – Problemas Gástricos e Intestinais

Na primeira fase desta doença os sintomas comuns são perda de apetite, diarreia e vômito.

Fase 2 – Trato respiratório

Já nesta etapa o animal geralmente apresenta pneumonia e secreções purulentas pelas vias nasais.

Fase 3 – Problemas de pele e no pelo

Na fase 3 aparecem erupções cutâneas e secreções.

Fase 4 – Neurológica

Na fase neurológica aparecem os seguintes sintomas: mioclonia, encefalite, convulsões e ataxia.

Nesta fase o animal começa a cambalear, não consegue mais andar em linha reta e começa a ter espasmos musculares, especialmente nas pernas.

Quando a cinomose está em sua fase terminal, as convulsões, paralisias parcial ou total e coma são comuns e nestes casos a chance de sobrevivência destes animais é muito pequena e quando acontece, geralmente deixa sequelas nos cães.

O que é preciso saber para diagnosticar a Cinomose nos cachorros?





Você e seu cãozinho possuem uma boa ligação não é verdade? Sendo assim, se observar que ele está apático, sem vontade de brincar ou comer, já fique de olho, pois não é um bom sinal.

Ao perceber estes primeiros sintomas já vá em busca de um médico veterinário de sua confiança, uma vez que quanto antes diagnosticada maiores são as chances de cura.

O diagnóstico preciso é realizado através de exames de sangue e analisados por um veterinário.

Essa doença tem cura?

Nem sempre é possível curar um animal acometido por cinomose, alguns morrem e outros podem ficar com sequelas, isto porque ainda não existe um medicamento específico para este fim.

Porém ela não só pode como deve ser tratada e existem medicamentos paliativos, isto é, remédios que tratam dos sintomas.

Quanto as sequelas, as que mais ocorrem são: espasmos e tremores musculares de forma involuntária, convulsões, perda visual e problemas respiratórios.

Como tratar a Cinomose?





Uma vez diagnosticado com esta doença, é aconselhável isolar o seu cão do convívio com os demais cães e fim de evitar o contágio deles.

Infelizmente ainda não existem medicamentos antivirais que são capazes de combater a cinomose. Sendo assim, os medicamentos utilizados visam tratar os sintomas causados pela doença. Dentre eles:

  • Soro: para reidratar o organismo;
  • Antibióticos: para combater a infecção do sistema respiratório e digestivo;
  • Anticonvulsivante: para tratar as crises convulsivas;
  • Terapias alternativas e suplementos nutricionais: para melhorar a sistema imunológico do seu cão.

Um dos objetivos do tratamento da cinomose é impedir o desenvolvimento de outras infecções que podem vir à tona devido a esta doença, em outras palavras busca-se fortalecer o sistema imunológico da melhor forma possível.

E, para tratar as sequelas recomenda-se sessões de acupuntura e fisioterapia.

Como prevenir e evitar a transmissão da cinomose?

cirurgia em cachorro doente

A forma mais eficiente de prevenir a cinomose á vacinar seu cãozinho anualmente, com as vacinas V8, V10 e V11.

Os filhotes devem receber de três a quatro doses com intervalos de no mínimo 21 dias entre elas a partir dos 45 dias de vida.

Vale ressaltar que os passeios públicos só são recomendados após o cachorro tomar todas as doses da vacina, assegurando assim que o seu sistema imunológico esteja suficientemente fortalecido.

Considerações finais

Como você pode perceber a cinomose é uma doença que não tem cura, existem tratamentos paliativos capazes de salvar a vida de seu cãozinho, porém quase sempre os sobreviventes ficam com sequelas.

A prevenção é ainda o melhor remédio. Sendo assim, ao comprar ou ganhar um pet, já vá em busca das vacinas recomendadas, isto fará com que as chances de ele vir a ser acometido por esta doença sejam reduzidas drasticamente.

Clique para conhecer mais sobre a Leptospirose Canina, como evitar e cuidar!




Loading...