checando sintomas de hepatite em cães

Você já ouviu falar da hepatite infecciosa canina? Se é mãe/pai de pet e ainda não conhece essa doença, então esse texto é para você!

A hepatite canina é uma doença bem grave, contagiosa e que ataca o fígado dos nossos amigos peludos, principalmente os filhotes e cachorros mais novos.

Apesar de grave, é uma doença que tem cura, mas para você saber todo o passo a passo de não só como tratar seu peludo, mas principalmente prevenir essa mazela, você precisa saber como ela se manifesta, e é justamente sobre isso hoje que vamos falar.

O que é essa hepatite Infecciosa dos cães?

Também conhecida como doença de Rubarth, a hepatite infecciosa canina advém de um adenovírus canino tipo um.

Quando encontra seu hospedeiro, o vírus ataca as células hepáticas do pet, o que causa inflamação no fígado e, consequentemente, leva a consequências graves para nossos amigos de quatro patas.

Depois de instalada, a doença pode se manifestar de três formas: subclínica, aguda e hiperaguda.

consulta veterinaria canina tratamento e prevencao

Na subclínica, o próprio sistema imunológico do cão entra em ação para neutralizar o vírus. Como é uma versão mais branda da mazela, o cachorro não chega a apresentar sintomas. Em casos que os sinais ocorrem, eles são bem leves.

Já nos casos agudos, os sintomas são bem visíveis. Eles costumam durar de cinco a sete dias e exigem o acompanhamento de um profissional. Quando o tratamento é iniciado imediatamente e feito de forma correta, o pet se recupera e fica com algumas ou nenhuma sequela, dependendo do caso.

Por fim, a hiperaguda, como o próprio nome já dá a entender, é a forma mais agressiva da doença. Nela, o quadro da mazela evolui muito rápido e, na maioria dos casos, o cachorro acaba morrendo, infelizmente. Isso porque nem dá tempo de fazer o diagnóstico. Esse tipo é mais comum em filhotes.



Como é diagnosticado um cachorro com ela?

Bom, mesmo você podendo ficar atento aos sintomas, somente um veterinário pode fazer o diagnóstico corretamente. Sendo assim, se o seu cachorro apresentar qualquer um dos sintomas ou você ficar na dúvida, não pense muito. Leve seu cão direto para a clínica para ser avaliado.

Como já dito, mesmo tendo cura, é uma doença que evolui muito rápido. Se você esperar muito, pode ser tarde demais para o seu amigo caso a mazela já esteja muito avançada. É melhor prevenir do que remediar, sempre.

Quais são os sintomas?

Como comentamos mais acima, infelizmente os sintomas da hepatite canina não são específicos e só se apresentam na fase aguda. De qualquer forma, fique atento se o seu cão demonstrar os seguintes sinais:

como tratar cachorros com tubo e remedios

  • Apatia;
  • Aumento da temperatura;
  • Diarréia;
  • Sede intensa;
  • Tosse;
  • Vômito;
  • Aumento de volume nos linfonodos;
  • Sangramento em vários locais.

Além desses, em casos mais graves, o cão também pode apresentar tremores, convulsões e desorientação. Isso ocorre pois nesse estágio a doença também afeta o sistema nervoso do pet.

Caso observe qualquer um desses traços, leve seu cachorro imediatamente ao veterinário. Pelo fato dos sinais não serem específicos, somente esse profissional será capaz de confirmar o diagnóstico.




Essa hepatite é contagiosa, se sim como evitar?

Sim, como o próprio nome da doença dá a entender, a hepatite canina é sim

contagiosa e extremamente perigosa para cães jovens e filhotes.

Quando o pet está na fase aguda da mazela, ele transmite o vírus por meio de secreções como muco nasal e saliva. E mesmo após a recuperação, ainda é possível observar rastros do vírus na urina do cão por pelo menos seis meses. Ou seja, não é brincadeira!

Por conta disso, caso você tenha mais de um pet, o cuidado terá que ser redobrado para que os animais saudáveis não sejam infectados.

A transmissão também ocorre por meio de carrapatos e pulgas. O vírus só ataca cães, sendo assim, você ou seu gato não correm perigo.




Quais são os tratamentos da hepatite infecciosa canina?

Mesmo sendo perigoso e altamente contagioso, a hepatite canina tem sim cura. Se o tratamento for feito imediatamente e de forma correta, a recuperação do seu pet será total.

O primeiro passo para a recuperação do cão é fortalecer o seu fígado, isso é feito com suplementação de vitaminas e aplicação de soro. Isso faz com que o próprio organismo do peludo combata o vírus sem maiores problemas.

Após entrar com as medicações, é bem provável que o veterinário indique uma alimentação específica para o cão, uma dieta para cachorros com hepatite.

Essa nova alimentação será repleta de muitas fibras, além de evitar o excesso de proteínas. Muita água e descanso também são importantes para a recuperação total do seu amigo.

Como prevenir a hepatite canina?

É muito fácil, mantendo a carteira de vacinação do seu peludo em dia. A vacina contra a doença é aplicada a partir dos 45 dias de vida do seu amigo e consiste em três doses.

Depois da primeira, a segunda e a terceira serão aplicadas com um intervalo de 30 dias, cada uma. Caso ache necessário, o veterinário pode sim pedir um reforço anual. Isso será o bastante para manter o seu amigo a salvo desta doença horrível.

veterinario identificando doença hepatica em cachorro

Como são as sequelas?

Lembra que comentamos que em alguns casos o cão pode ficar com sequela? A mais comum é uma condição chamada de “olho azul hepatite”, que pode afetar um ou os dois olhos.

Essa sequela afeta pelo menos 20% dos cães que tiveram hepatite canina.

Mesmo sendo assustador, você pode sim manter seu amigo a salvo se ele estiver com todas as vacinas em dia. Melhor do que tratar uma doença, é preveni-la. Sendo assim, siga todas as orientações dadas pelo médico veterinário para que o seu amigo esteja sempre saudável, longe do perigo e, claro, para mantê-lo durante muitos anos ao seu lado.

Clique aqui e veja tudo sobre a gripe canina!




Loading...