Com certeza você já deve ter reparado que alguns cães, seu ou não, às vezes ficam com manchas ao redor dos olhos, que muitas vezes vem acompanhado de um odor meio desagradável.
Você sabe o que é isso? Isso é chamado de lágrima ácida. Enquanto alguns tutores acham que trata-se apenas de uma problema estético, outros gastam rios de dinheiro com produtos que prometem acabar com esse problema.
Na verdade, em ambas as situações o tutor está deixando de fazer o mais importante, que é buscar a ajuda de um médico veterinário.
O que é essa Lágrima Ácida?
Chamado de lágrima ácida ou cromodacriorreia, estas são manchas marrons e úmidas que aparecem abaixo dos olhos dos cachorros. Elas ocorrem quando o ducto lacrimal não consegue absorver as lágrimas produzidas pelo pet, resultando nessa secreção acumulada.
Ela também pode acontecer devido a fatores genéticos, principalmente entre cães que têm os olhos saltados e um nariz chato, o que dificulta a drenagem dessa substância.
E apesar do nome, a secreção não é ácida. Na verdade, o pH da lágrima é próprio para a região onde está localizado, mas pode acontecer de um dos componentes ser produzido em excesso, causando manchas amarronzadas.
O que causa ela?
Normalmente a lágrima ácida se forma por conta de bactérias, que estão presentes tanto na pele do pet, quanto nas substâncias que fazem parte do líquido.
As causas mais comuns para isso acontecer são:
- Conjuntivite;
- Irritação nos olhos;
- Obstrução (parcial ou total) dos canais nasolacrimais;
- Inflamação dos canais;
- Alteração anatômica das pálpebras, que prejudicam a drenagem ou a produção das lágrimas.
Além desses citados acima, até o tártaro pode ajudar no aparecimento das lágrimas, isso porque, como se sabe, o canal responsável pelas lágrimas desce pelos olhos até o nariz e pode chegar até a boca.
Porque elas deixam manchas e odor?
No caso da mancha isso acontece por conta da substância presente na lágrima. Neste líquido está presente a lactoferrina, uma prima do ferro, que é responsável pela coloração escuro desse problema.
Inclusive, esse mesmo elemento é encontrado na língua dos pets, e é por isso que, principalmente os gatos, têm as patas e barbas com manchas marrons.
Já com relação ao odor desagradável, essa umidade que fica em contato com bactérias comuns dessa região dá origem ao cheiro fétido.
Essa Lágrima Ácida machuca o pet?
Não, apesar de ocorrer a alteração do pH da lágrima, que fica mais próxima ao alcalino, dificilmente será algo que vai causar, por exemplo, a corrosão da pele do seu cachorro.
Mas se isso acontecer, você deve buscar a ajuda de um veterinário imediatamente.
Como é o tratamento e têm cura?
O tipo de tratamento vai depender do porquê a lágrima ácida apareceu, e isso só será descoberto, obviamente, com o auxílio do veterinário que vai solicitar alguns exames e testes clínicos específicos para essa situação.
Mas a depender do caso, pode ser necessário fazer a desobstrução dos ductos, o uso de produtos que limpam as lágrimas, correção das pálpebras por cirurgia ou mesmo mudar a dieta do seu pet.
Com relação a cura, se for um problema por conta da raça do cão, provavelmente não vai ser algo que vai desaparecer para sempre, mas você com certeza vai poder controlar e mesmo reduzir a incidência das lágrimas.
O mesmo vale para alergias ou bloqueio dos ductos. Mesmo com cirurgia, um novo bloqueio pode acontecer.
Já no caso de correção das pálpebras, é bem provável que isso resolva o problema e o seu amigo nunca mais sofra com isso.
Como evitar?
Como comentamos brevemente, uma das formas de você evitar o aparecimento das lágrimas ácidas é manter a região sempre limpa e seca. Isso impede que o líquido se acumule e cause manchas e mau cheiro.
Existem produtos próprios para isso, mas é importante você consultar o veterinário. Normalmente o bom e velho soro fisiológico na gaze já resolve.
Um outro produto também pode ser usado, ele se chama Angel’s Eye. É um pó posto na ração do pet por dois meses que acaba de vez com a esse problema.
E claro, mantenha sempre uma boa alimentação.
Uma dieta baseada em comidas com muitos conservantes, açúcar, corante e outros condimentos favorecem o aparecimento deste problema, como é o caso dos petiscos ou rações de baixa qualidade.
Isso não quer dizer que você vai ter que parar de dar petisco para o seu pet, mas se ele já é propenso a esse problema, é bom dar uma manerada. De vez em quando pode, evitando dar todo dia já vai ajudar bem.
O mesmo vale para outros alimentos que ele consome. Opte sempre por uma ração de alta qualidade. Comidas baratas são cheias de corantes e outros elementos que fazem muito mal ao pet e, acredite, a longo prazo, a lágrima ácida será o menor dos seus problemas.
Quais são as raças que têm maior propensão?
Apesar de não ser regra, raças como Lhasa Apso, Shih-tzu, Pequinês e até gato persa são os mais afetados por esse problema. Mas Poodle e Maltês também podem sofrer de com este problema.
Na verdade, toda raça braquicefálica – cães de cabeça achatada e focinho mais curto – são propensos a lágrimas ácidas, isso porque eles têm esses canais mais irregulares.
Nestes cães, qualquer trauma na região ou mesmo algo que irrite os olhos do pet acabam favorecendo o aparecimento delas.
No caso do Poodle e do Maltês o problema está mais relacionado ao fato deles terem pele clara e serem mais suscetíveis a quadros alérgicos.
Como deu para perceber, apesar de ser uma doença um tanto quanto incômoda, é
possível reverter e até minimizar o aparecimento dela. Não é nada muito sério, mas com certeza não é uma situação que você deve negligenciar.
Qualquer dúvida, entre em contato com um médico veterinário, ele é a única pessoa capaz de te ajudar nesta situação.
Clique aqui e conheça como acontece a Gravidez Psicológica em cães!