veterinario olhando ouvido do cao

Se tem uma coisa que não é nada simples e fácil é cuidar de pet. Esses animais são seres incríveis e assim como nós, precisam de cuidados básicos. Então não vá achando que ter e cuidar de um é como “fritar pastel”.

Assim como os seres humanos, os cães podem ficar doentes e, entre as diversas mazelas que afetam nossos companheiros, a otite canina é uma delas.

O que é a otite?

Mas o que é a otite canina? Essa condição nada mais é do que uma inflamação que atinge as orelhas, parte interna, dos nossos amigos de quatro patas.

Esta afeta o conduto auditivo e, apesar de ter vários motivos para o seu desenvolvimento, o mais comum entre eles se dá por conta da proliferação de bactérias, fungos e parasitas. Onde, na maioria dos casos, já estão presentes no próprio cachorro.

Contudo, independente do motivo, ela vai causar dor e incômodo para o pet, além de poder evoluir para uma coisa mais séria.

É por isso que, assim que observar qualquer um dos sintomas, que vamos falar logo adiante, leve seu amigo imediatamente para uma consulta com o médico veterinário.

Como saber se o cachorro pegou uma otite?

tratamento e prevencao de otite canina

Obviamente que a melhor forma de você saber se o seu cão está com otite ou não é por meio de um diagnóstico feito por um profissional. Mas como a doença é bem incômoda, o próprio cachorro te dará sinais de que tem algo errado, é só ficar de olho.

Como é feito o diagnóstico?

Antes de mais nada, o médico veterinário vai examinar a orelha do seu amigo para confirmar que se trata mesmo de uma inflamação ou se algum objeto/bicho entrou na orelha do pet.

Descartada essa alternativa, ele vai coletar uma amostra de cera de ouvido para confirmar a presença de bactérias, fungos ou ácaros. Caso o resultado dê negativo, ele vai pedir outros exames para saber a origem da otite.

Aliás, esse segundo passo é muito importante, pois o tipo da otite interfere diretamente no tratamento que será recomendado. Como dito, apesar da doença ser mais comum por conta das bactérias, ela pode se dar por outros motivos, por isso é essencial identificar qual tipo afetou seu cachorro.

Quais sintomas os cães apresentam?





A boa notícia da otite é que ela é muito fácil de se diagnosticar, justamente por causar incômodo no cão. Sendo assim, fique atento aos seguintes sinais:

  • O cão balança a cabeça com muitos frequência;
  • Cheiro forte na região das orelhas;
  • Coça muita a região, seja com as patas ou esfregando no chão;
  • Sente dor ao coçar o local;
  • Secreções saindo pelo ouvido, como excesso de cera.

Caso identifique um ou mais sintomas, leve ele imediatamente ao veterinário. Apesar de ser fácil de identificar e de tratar, se o tratamento não for iniciado, o cão pode ter sérios problemas, como o comprometimento do sistema neurológico, que leva a uma surdez permanente.

Quais são os tipos de otite?

Como já falamos anteriormente, a otite pode se dar por vários motivos, entre eles: infecção por fungos, bactérias, ácaros, alergias e a presença de pólipos no conduto auditivo.

Infelizmente, algumas raças são mais propícias a essa doença do que outras, principalmente aqueles cães que possuem as chamadas orelhas pendulares, ou seja, as que são caídas e por conta disso acabam abafando e criando umidade no ouvido.

Nestes pets, é comum que eles desenvolvam uma otite canina grave.



Como é o tratamento para otite?

Antes de indicar o tratamento, o veterinário precisa, primeiro, saber o motivo da otite. Mas, na maioria dos casos, este é feito com antibióticos, antiinflamatório e anti fúngicos, todos juntos, permitindo que os sintomas sejam tratados de uma vez só.

Que remédios antibióticos são bons para tratar em caso de bactérias?

Gentamicina:

O principal antibiótico usado para otite é a Gentamicina, presente na maioria dos remédios para essa mazela.

Ela detém ação super rápida e é comumente recomendada para quadros mais graves, principalmente aqueles causados por bactérias gram-negativas.

Serve tanto para infecção de ouvido quanto de pele.

Neomicina:

Esta é usada em situações onde a infecção é de curto prazo e foi causada por bactérias gram-negativas. E ela só é usada em curto prazo pois pode causar o rompimento da membrana do tímpano.

cachorro com cone como tratar coceira de ouvido

Orbifloxacina:

Este antibiótico é de uso restrito aos veterinários e está presente apenas no Posadex.

Tobramicina:

A Tobramicina pode ser usada tanto em infecção de ouvido, quanto de olhos. Ele elimina as bactérias gram-negativas.

Também é utilizada em infecções de curto prazo, porém, não tem perigo de intoxicar o pet.

Enrofloxacina:

Atuando principalmente contra as bactérias gram-negativas, ele é liberado também em alguns tipos positivos. Não é recomendado para cães jovens pois pode afetar a cartilagem do animal.

Quando a otite for causada por fungos, quais remédios são melhores?




Cetoconazol:

O Cetoconazol é comumente utilizado por ser administrado tanto como tópico quanto oral, aumentando, assim, a eficácia do tratamento. É usada para tratar Malassezia.

Clotrimazol:

Este é receitado principalmente em animais com a pele sensível, isso porque ele é pouco absorvido pelo tecido. Por conta de ser menos tóxico, digamos assim, é muito usado em cães lactantes ou que estão esperando filhotes, pois não apresenta nenhum risco para ambos.

Natamicina:

Um fato bem interessante da Natamicina é que ele é um agente antifúngico totalmente natural. Este advém da fermentação de uma bactéria chamada Streptomyces natalensis.

Qual anti-inflamatório é usado no tratamento da otite em cachorros?

A maioria dos remédios, não só o que vamos citar a seguir, mas de forma geral, tem antibióticos na sua composição.

Betametasona:

O tipo mais usado, este é um corticoide frequentemente prescrito pelos veterinários.

Dexametasona:

Também um corticoide, ele é capaz de interromper todos os tipos de inflamações, sejam tardias ou aquelas que estão no começo.

Succinato sódico de hidrocortisona e Acetato de hidrocortisona

Ambos costumam estar juntos no mesmo remédio porque são antibióticos poderosos com esteroides artificiais. A principal ação dos dois é reduzir a vermelhidão e coceira de forma bem rápida.

Aceponato de hidrocortisona:

Outro esteróide, este está presente principalmente em pomadas e cremes de uso tópico. Detém ação vasoconstritora, o que ajuda a diminuir secreções da pele.

Acetonida de triancinolona:

Um tipo de corticosteróide, é antialérgico, antipruriginoso e antiinflamatório.

Diazinon:

O Diazinon está presente no Natalene. Este possui ação acaricida, que é um tipo de inseticida produzido de forma artificial e tem o poder de controle de insetos. Geralmente um dos mais usados quando a otite é vem através dos ácaros.

Lidocaína e Benzocaína

Presente no Otoguard e no Auritop, respectivamente, são anestésicos locais para alívio das dores causadas pela otite.

Quais os principais remédios contra otite?

sujeira e infeccao em orelha de cachorro

Easotic:

O Easotic é uma das opções para tratamento de otite, uma das suas vantagens é que ele é três em um: antiinflamatório, antifúngico e antibiótico. Normalmente é usado para a doença do tipo crônica e tem o poder de aliviar as dores causadas.

Uma outra vantagem é o método de aplicação. A embalagem vem com um bico que aplica a dosagem exata no ouvido do seu amigo, de forma fácil e rápida, e sem desperdício.

Dentre as alternativas, é uma das mais eficazes e rápidas, justamente por ser três em um.

Natalene:

Assim como o Easotic, o Natalene também é três em um – antibiótico, antifúngico e antiinflamatório. Além de tratar a otite, ele pode ser usado para combater a sarna, e é liberado tanto para cachorros, quanto para gatos e até cavalos.

É o único que tem um bico bem fino, que facilita a aplicação.

Aurivet:

O aurivet é quatro em um: antiinflamatório, antibiótico, antimicótico e também um analgésico. É usado principalmente para otites decorrentes de bactérias e fungos. É liberado tanto para cães quanto para gatos.

Otoguard:

O Otoguard é, na verdade, um antifúngico e antiinflamatório, além de ser antimicrobiano e um anestésico. Também é indicado para cães e gatos, com um aplicador de fácil manuseio.

Aurigen:

Apenas para cães, este é um gel que vem armazenado em uma embalagem/bisnaga com bico de plástico duro. Ele trata tanto a otite aguda quanto a crônica, seja por bactéria ou por fungo.



Posatex:

Liberado apenas para cães, o produto só é usado em casos de otite externa aguda e para otite externa recorrente causada por fungos e bactérias.

Otosyn:

Usada para tratar otites externas em cães e gatos, este remédio é um anti-inflamatório e tem ação fungicida e bactericida. Ele é capaz de reduzir bem o prurido e a dor que costuma acompanhar essa doença.

Auritop:

O auritop é usado em casos de otite mais grave. Ele leva na sua composição uma mistura de lidocaína, usada como anestésico, e a ciprofloxacina, um antibiótico muito pouco usado e por isso é extremamente eficaz contra bactérias.

É vendido em um tubo de plástico com um aplicador também de plástico, só que mais rígido.

Panalog:

Este é uma pomada bem completa e é liberada para cães e gatos. É antiinflamatória, antifúngica, antibacteriana e antipruriginosa.

Zelotril Oto:

Feito para cães, o Zelotril Oto tem ação antibacteriana, antiinflamatória e antimicótica. A embalagem é de plástico, o aplicador é mais curto e vem acoplado ao recipiente.



Otodem Plus:

Este remédio é um produto dermatológico e otológico, ideal para usar em situações de infecções cutâneas e auriculares.

Liberado para cães e gatos, tem ação antiparasitário, anti-inflamatório, antibacteriano e antimicótico.

Otomax:

Uma pomada de suspensão, o Otomax é ideal para cães com otite externa aguda e crônica advinda de infecção por bactérias e fungos.

A otite canina tem cura?

Tem sim, mas para isso é preciso de tratamento e este é definido pelo veterinário após alguns exames.

Em quanto tempo?

Como existem diversos tipos de otite, isso vai variar de acordo com a que afetou o seu amigo, mas o prazo é de uma a três semanas, no máximo, até o cachorro estar totalmente curado e sem nenhum incômodo.

O que posso fazer para prevenir a doença?

Mesmo tendo diversos motivos para o surgimento da otite canina, existem sim, alguns cuidados que você pode ter no dia a dia para evitar que o seu amigo canino desenvolva essa doença.

diagnostico de otite em cachorro

Um deles é o cuidado que você deve ter no momento do banho, principalmente em casa. Se possível, utilize protetores auriculares, isso irá proteger a parte interna do ouvido do seu cão. Além disso, certifique-se de secar bem a região após o banho.

Ainda com relação ao banho, é importante você levar o pet apenas em lugares confiáveis. Também confirme, antes do processo, se o local usa esses protetores.

Além disso, apesar de ser um hábito entre muitos tutores, evite cortar os pelos que ficam dentro da orelha do cachorro. Mesmo dando a impressão que eles atrapalham, são estes que protegem seu amigo canino contra a otite, porque criam uma camada de proteção para o conduto auditivo.

E, por fim, é só ficar de olho para ver se o cachorro apresenta alguma secreção ou cheiro na orelha. Não esqueça também de sempre limpar o local para evitar a proliferação das bactérias/fungos.

Além dos remédios que citamos aqui, que já são para tratar a otite, você também tem a opção de medicamentos que te ajudam a limpar a orelha do seu amigo e, consequentemente, prevenir o problema. Mas antes de fazer isso, peça instruções ao veterinário de como fazer isso corretamente.

De qualquer forma, se possível, recomendamos que você deixe essa limpeza para quando ele for tomar banho no petshop.

Mesmo sendo algo preocupante e que vai causar dor no seu pet, a otite canina é bem fácil de diagnosticar, tratar e curar. Mas mesmo assim, a qualquer sinal de sintomas da doença, não pense duas vezes em levar o cachorro até um veterinário.

Apesar de simples, se não for tratada, a otite pode trazer problemas maiores para o seu companheiro, e é exatamente essas situações que devemos evitar a todo custo.

Clique aqui conheça mais sobre a Sarna Canina




Loading...